PROBLEMAS ESTRUTURAIS: CEV da CDHU reúne população e Semae

(Foto: Cláudio Lahos)

A Comissão Especial de Vereadores que estuda soluções para problemas estruturais em empreendimentos da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU), na Caic e São José do Rio Preto 1 e 2, realizou, na tarde desta quinta-feira (30), reunião com representantes dos bairros e do Semae.

O objetivo é chegar a uma solução para o escoamento do esgoto no local. Atualmente, os próprios moradores precisam arcar com as despesas para limpar as fossas de esgoto e caixas de gordura dos prédios.
Participaram da reunião os vereadores Marco Rillo (PT) e Pedro Roberto (Patriota).

A gerente de planejamento do Semae, engenheira Ceci Bueno de Caprio, sugeriu que os moradores façam uma ligação entre o escoamento do esgoto e a rede da autarquia próxima ao local.

“O Semae pode assumir o que está em área pública. O que está dentro do condomínio é responsabilidade particular. Por isso, os moradores teriam de se responsabilizar pela obra que escoasse o esgoto dos prédios até as redes que ficam nas ruas”, ponderou.

Marco Rillo afirmou que tenta contato com a CDHU a fim de que o órgão se responsabilize pela obra ou aplique uma outra solução para o problema.
“Temos de combinar a participação do Semae na assembleia dos moradores para que se chegue a um consenso a respeito de uma possível ligação às redes de coleta municipal de esgoto”, frisou.

Representante dos moradores do São José do Rio Preto 1, Wilson Ferreira, alegou que foram orientados pela CDHU a não mexerem nos poços ou emissários sem a autorização da companhia.

“Essas mudanças não podemos fazer devido aos gastos e documentação de regulamentação dos imóveis. Somos mutuários e não proprietários”, ressaltou.

A CEV se propôs a marcar uma reunião com a CDHU local para esclarecer a situação e entregar um relatório, feito pelos moradores, que pontue todos os problemas existentes nos prédios da Caic e São José do Rio Preto 1 e 2 e precisam ser solucionados pelo órgão estadual.

 

Da REPORTAGEM