Princesa careca sim!

Foto Magda PINHEIRO

Há cerca de um ano o projeto Beleza sem Moldura da fotografa Magda Pinheiro tem ajudado mulheres de todas as idades que lutam contra o câncer a fim de proporcionar um momento de verdadeiras princesas com ensaios fotográficos que enaltece a beleza de cada mulher.

A fotógrafa Magda Pinheiro começou há um ano o projeto “Beleza sem Moldura”, o trabalho consiste em clicar mulheres que sofrem com câncer, caracterizadas de princesa. Magda conta que fazia muitos ensaios fotográficos e percebia o quanto isso mexia com a autoestima das mulheres, então a fotógrafa pensou que seria importante fazer este trabalho para mulheres que estavam lutando contra o câncer. O trabalho envolve todas as idades desde criança até idosa que desejam se sentir melhor.

Magda diz que o trabalho tem sido extremamente gratificante e conhece histórias espetaculares dia pós dia. “É gratificante ver o brilho no olhar de cada uma delas, algumas dizem que se sentem mais bonitas do que quando tinha cabelo, outras se emocionam com a família, isso é muito gratificante”, disse Pinheiro.

Uma das fotografadas foi Vanessa Almeida que foi convidada para participar do ensaio fotográfico e mostrar a beleza da mulher mesmo com todos os efeitos da doença e dos tratamentos necessários. Vanessa se apaixonou e procurou fazer mais deste trabalho para ajudar outras mulheres que passavam pela mesma situação. “Quando descobri o câncer achei que ninguém mais iria me querer, fiquei com a autoestima baixa, principalmente porque iria perder meu cabelo por conta da quimioterapia, além da cicatriz que ficaria em meu corpo. Mas cada vez que eu entrava no hospital e via as crianças lutando pela vida, me dava mais vontade de viver, aí decidi lutar também e esqueci o padrão imposto pela sociedade. Foi então, que passei a me amar mais e me achar cada dia mais linda careca”, contou Almeida

“Nós ouvimos muito sobre o câncer agora em outubro, por conta da campanha Outubro Rosa, mas esse assunto deveria ser lembrado pelas mulheres todos os meses do ano, pois se descoberto com antecedência, o câncer não ganha forças”

Além de mostrar para mulheres que a beleza não se perdeu com a chegada da doença Vanessa diz que outro motivo que levou ela a fazer as fotos foi à oportunidade de se vestir de princesa e mostrar para crianças que lutam contra a doença que elas podem ser princesas sem cabelo.

Vanessa ainda deixa um recado a todas as mulheres. “Nós ouvimos muito sobre o câncer agora em outubro, por conta da campanha Outubro Rosa, mas esse assunto deveria ser lembrado pelas mulheres todos os meses do ano, pois se descoberto com antecedência, o câncer não ganha forças”, completou Almeida.

Atualmente, a jovem entrou em outro desafio, desta vez Vanessa quer que os fabricantes de uma das bonecas mais famosas do mundo, fabriquem uma linha de bonecas sem cabelo, para que mulheres de todas as idades, principalmente o público infantil, possa se identificar e desmentir a tesa que para ser bonita, é necessário ter um cabelo perfeito.
Colaborou: Thais LOBATO.

Da REPORTAGEM

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS