Primavera começa às 10h31 nesta terça e deve trazer chuva

Foto: Claudio Lahos

A primavera tem inicio às 10h31 nesta terça-feira (22) em todo o hemisfério sul. Conhecida por ser a estação do desabrochar das flores, a mudança deverá agradar os rio-pretenses por outro motivo: a chegada da primeira chuva significativa dos últimos três meses, segundo a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). De acordo com a Defesa Civil, a expectativa é de pancadas de chuva de até 16 mm, com a temperatura variando de 18° a 24°. Os ventos podem chegar a 50 km/h.

Durante o fim de semana, o município chegou a registrar precipitação, mas ainda em pouca quantidade. “Existem quatro pluviômetros da cidade. O do Eldorado está em manutenção. O do aeroporto registrou 8 mm de chuva. Já os que estão localizados no bairro São Francisco e na região do Ibilce  contabilizaram apenas 1 mm. Essa quantidade ainda é pouca significativa, considerando que a tendência é de que as temperaturas voltem a subir a partir de quarta-feira (23), gerando uma queda na umidade do ar”, afirmou o coronel Carlos Lamin, da Defesa Civil.

Dhoje Interior

Ainda de acordo com ele, as ocorrências de queimadas diminuíram nos últimos dias. “Desde domingo (20) temos recebidos menos chamadas de incêndios em matas. Acredito que isso esteja ocorrendo não só pelo aumento da umidade neste fim de semana, mas também pelo fato de muita coisa já ter queimado na cidade. Mesmo com a chuva prevista para essa terça-feira (22), deveremos chegar ao mês outubro ainda em estiagem”, afirmou.

O Semae informou por nota que apesar da chuva no fim de semana, a Represa Municipal está com 15 centímetros de rebaixamento e não está vertendo. Por este motivo, o racionamento de água em 18 bairros de Rio Preto segue mantido.

No inicio desta segunda-feira (21), a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) apontou uma qualidade “ruim” do ar em relação a quantidade de partículas de MP2.5. Já no final da tarde, o índice subiu para “moderado”.

Por Vinicius LIMA – redação Jornal DHoje Interior