Prevenção e tratamento da tuberculose são alvos de campanha da Saúde neste mês

Com intuito de sensibilizar a população da Estância Turística de Olímpia sobre a importância da prevenção e do diagnóstico para o tratamento da Tuberculose, a secretaria de Saúde, por meio do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), promoverá entre os dias 9 e 23 de setembro, uma intensificação de combate à doença.

A ação será realizada em todas as Unidades Básicas de Saúde com a realização do exame de escarro e orientação do paciente sobre a importância do tratamento em caso de suspeita de tuberculose. Já no dia 14 (sábado), será promovida na UBS Cloadoldo Marins Sarti, na Santa Ifigênia, uma campanha de busca ativa nas residências com a equipe do CTA e servidores da unidade.

Durante os dias da campanha, os profissionais explicarão os sintomas, como identificá-los e o que deve ser feito no tratamento. A doença tem como sintomas característicos febre baixa, suor noturno, tosse produtiva com duração de mais de três semanas podendo ter expectoração sanguinolenta, falta de ar, cansaço, expectoração com sangue, dor torácica e perda de peso.

A Saúde destaca que o tratamento da tuberculose é à base de antibióticos e é oferecido gratuitamente pelo Ministério da Saúde, por meio da secretaria municipal de Saúde. Durante o tratamento, o paciente é acompanhado pela equipe do CTA, composta por médico, enfermeiro, assistente social, psicólogo, farmacêutico e educador sanitário com realização periódica de visitas para supervisão e acompanhamento do tratamento.

AÇÃO CONTRA DOENÇAS RESPIRATÓRIAS

Além da campanha, será realizada no dia 28 de setembro (sábado), na Praça da Matriz, das 8h às 13h, uma ação de combate ao tabagismo e prevenção à tuberculose.

Organizada por meio do grupo de controle de tabagismo Reacendendo a Vida e da secretaria de Saúde, em parceria com o Centro de Testagem e Aconselhamento, a ação oferecerá exames de espirometria a fumantes, ex-fumantes e pacientes com sintomas respiratórios independentemente da idade. Os exames serão realizados pela empresa farmacêutica Boehringer Inglheim.

Junto com os exames, os pacientes serão instruídos sobre os riscos das doenças respiratórias, especialmente, as causadas pelo cigarro, e assintomáticos (apresentam tosse contínua há mais de uma semana).

Da REDAÇÃO

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS