Prefeitura marca entrega de Complexo Viário na região Norte

“O modelo adotado no Complexo de Viadutos se baseia na execução de vigas “protendidas”” – Foto: Marcos Morelli/SMCS

A prefeitura de Rio Preto divulgou que acontece nesta sexta-feira (11), a entrega do Complexo Viário que vai interligar a Rua Capitão Faustino de Almeida às avenidas Mirassolândia e Domingos Falavina. O Complexo passar por cima da Avenida. Ernani Pires Domingues, na região Norte.

As obras começaram em julho do ano passado e a conclusão seria somente para janeiro de 2020, mas, de acordo com a Secretaria de Obras, os trabalhos de planejamento proporcionaram a entrega antecipada pela empresa Constroeste.

“A obra foi pensada, compartilhada com o projetista, no sentido de adotar técnicas mais rápidas para que a gente pudesse fazer toda a obra sem ter prejuízo com chuvas”, explica o secretário de Obras, Sérgio Issas.

“O modelo adotado no Complexo de Viadutos se baseia na execução de vigas “protendidas” no canteiro de obras que, após executados os tubulões, pilares e vigas de apoio, estas recebem as vigas protendidas, que são lançadas com guindastes sobre os apoios citados. Após esta etapa as vigas recebem as pré-lajes, em cima das quais são executadas armaduras de aço, que após concretadas formam uma laje armada, finalizando a concepção estrutural das pontes e alças. Superada esta fase inicial, o serviço foi concentrado nas questões de capa asfáltica, acessibilidade, sinalização e iluminação, recém-finalizadas. A estratégia possibilitou um prazo menor de tempo do que o previsto em contrato”, informou a Pasta

Ainda de acordo com as informações, foram investidos pouco mais de R$ 25 milhões e foram utilizados recursos do Programa Pró-Transporte, Modalidade Pró-Transporte – Setor Público, através de convênio com a Caixa Econômica Federal.

A estrutura foi batizada de Complexo Viário Yolanda Bassitt, uma empresária e ex-secretária de Desenvolvimento Econômica. Essa obra foi considerada pela Prefeitura como a maior obra de mobilidade urbana de Rio Preto.  “Vamos desafogar o trânsito naquela região. Estamos com tantos projetos de tamanha importância e estamos trabalhando cada dia mais para que a população usufrua dos benefícios que estamos concluindo”, disse em outras ocasiões o prefeito Edinho Araújo (MDB).

NÚMEROS

A Ernani Pires Domingues, Domingos Falavina, Mirassolândia e Capitão Faustino, de acordo com informações do departamento de trânsito, recebiam uma média de 10 mil veículos entre às 7h e 19h. “Somente a avenida Ernani Pires Domingues, naquele trecho, recebia 20 mil no mesmo período. O tempo que antes era entre 5 e 10 minutos para acessar a Ernani e Capitão Faustino, o maior gargalo da região, deve cair para um minuto”, completou o secretário de Trânsito, Amaury Hernandes.

“A rotatória tinha um diâmetro muito pequeno pela quantidade de veículos que passavam por ela. Vai melhorar muito aos moradores da região norte. Vai ganhar agilidade, e o principal, segurança, evitando acidentes”, diz Amaury.

SEM COMENTÁRIOS