Prefeitura lança portal com acervo histórico digitalizado de jornais

O lançamento do acervo digitalizado aconteceu ontem

A Prefeitura de Rio Preto, por meio do Arquivo Municipal, lançou nesta terça-feira, dia 10, o portal de consulta ao acervo digitalizado de jornais do município, desde a edição de número 1 da primeira publicação do tipo na cidade: O Porvir, de 12 de julho de 1903.

Até agora, foram digitalizados mais de 44,7 mil exemplares de 37 jornais, com mais de 823 mil páginas disponibilizadas. O acervo está disponível no portal www.riopreto.sp.gov.br/arquivomunicipal.

“Hoje é um dia histórico. Muitas cidades grandes e até algumas capitais estão começando agora sua digitalização de documentos e fotos e nós somos a primeira cidade do país a disponibilizar seu acervo histórico digitalizado para todos”, afirma o diretor do Arquivo Municipal, Fernando Marques.

O secretário de Comunicação, Mario Soler, agradeceu a presença dos profissionais da imprensa e historiadores no lançamento do portal, realizado no gabinete do prefeito Edinho Araújo. “Os jornais são uma fonte importantíssima para quem pesquisa a história. Agora, todo esse material está disponível de maneira muito mais acessível”, diz o secretário.

Além dos jornais, o Arquivo Municipal fez também a digitalização de atas e documentos históricos de Rio Preto.

 

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS