Prefeitura instala Câmeras de monitoramento na Represa

Sistema deve começar a funcionar nos próximos dias; são, no total, 31 câmeras que também se dividem entre Viveiro e Zoo

A Prefeitura iniciou a colocação das câmeras de monitoramento no Parque da Represa Municipal (Lago II) na manhã desta terça-feira, dia 20/08. Esta é a etapa final de instalação do sistema de vídeo-monitoramento que deve começar a funcionar nos próximos dias.

As câmeras também estão sendo instaladas no Viveiro e Zoológico Municipal. A ordem de serviço para instalação foi assinada no dia 17/6, pelo prefeito Edinho Araújo.

A responsável pelo serviço de infraestrutura é a empresa vencedora da tomada de preços nº 1/2019, foi a Susman Construção e Manutenção Ltda EPP teve 90 dias para a conclusão da base para recebimento das câmeras. O prazo vence em 14 de setembro próximo, mas o trabalho já está em fase final, faltando apenas a instalação de alguns postes de aço. O valor do projeto de infraestrutura é de R$ 190.694, 85.

A etapa da Susman consistiu na empreitada de mão de obra com fornecimento de materiais, teve supervisão técnica da Secretaria Municipal de Obras e foi iniciada pelo Parque da Represa (Lago II) onde foram instaladas nove câmeras, seguindo-se por Viveiro Municipal e Zoológico que também receberão a infraestrutura.

O processo consistiu na instalação de postes especiais para os diferentes modelos de câmeras, bem como o cabeamento por energia, necessários para a implantação do sistema.

Nesta semana, técnicos da empresa responsável pela infraestrutura trabalharam na instalação da fiação, posteriormente outra equipe fez a colocação da fibra ótica e, à tarde, a Empro assumiu para a instalação das câmeras.

O acesso das imagens para a GCM e para o Copom já foi autorizado,  e as câmeras já estão configuradas , assim que forem conectadas as imagens já estarão disponíveis na rede. A Empro será responsável por direcionar o sinal para a GCM/Copom para que estes passem a monitorar, o que deve ter início nos próximos dias.

Estão envolvidas no projeto as Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Urbanismo; Obras; Planejamento, Ciência, Tecnologia e Inovação; Fazenda e Trânsito por meio da GCM (Guarda Civil Municipal), além da empresa pública municipal, Empro Tecnologia e Informação. No projeto, o Viveiro Municipal está recebendo três câmeras e o Zoológico outras 19 unidades, totalizando 31.

O monitoramento por câmeras nestes locais é uma reivindicação antiga dos munícipes, e que trará segurança ao patrimônio público e ao meio ambiente.

A obra foi executada de maneira coordenada com a Prefeitura, para causar o menor impacto possível, já que os locais se tratam de áreas verdes, bastante arborizadas e com presença de animais.

Para a GCM, cada câmera diminui a necessidade de homens na rua e melhora a efetividade das abordagens, além de facilitar o reconhecimento das pessoas envolvidas em atos de vandalismo e crime de maus tratos aos animais. O monitoramento será feito pela guarda por uma central 24h que está sendo ampliada e que vai garantir uma resposta rápida com viaturas, bikes, no local em que a ocorrência acontece.

Da REDAÇÃO 

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS