Prefeitura de Rio Preto incentiva consciência ambiental

A Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Urbanismo, encampa uma ‘virada sustentável’ no município. Trata-se de uma série de ações que promovem a conservação dos recursos naturais aos moradores e também para as gerações futuras. O primeiro passo já foi dado e começa na própria Secretaria do Meio Ambiente, a partir da retomada da A3P – Agenda Ambiental na Administração Pública. A A3 é um programa do Ministério do Meio Ambiente, de estímulo à sustentabilidade.

A Agenda vem agora com mais força, já que a Secretária do Meio Ambiente, Kátia Penteado, alterou a redação da portaria de 2013 que criou uma comissão de gestão ambiental dentro da Secretaria. Essa comissão, que antes era formada por cinco pessoas, agora é composta por oito integrantes, que serão responsáveis pela mudança de hábitos, no local de trabalho.

Eles vão acompanhar a rotina dos servidores da Smaurb, no que refere à separação do lixo, economia de energia, de papel, de água, entre outras atribuições.

A ideia é que partindo da própria administração pública, o exemplo estimule os moradores a aderir a nova tomada de consciência e a preservar cada vez mais o ambiente em que vivemos.

A3P:  é um programa que pode ser desenvolvido em toda administração pública e nos três poderes (executivo, legislativo e judiciário), cujo objetivo é promover a Gestão Socioambiental, para o consumo sustentável dos recursos utilizados pela administração pública. Um banco de dados com as informações captadas, mensalmente, servirá para posterior comparação e discussão sobre os resultados.

Da REDAÇÃO

SEM COMENTÁRIOS