Prefeito Edinho Araújo oficializa criação de Diretoria do Bem Estar Animal

Karoline Prado foi nomeada como diretora do novo departamento

Na manhã desta quarta-feira o prefeito Edinho Araújo oficializou a criação da Diretoria do Bem Estar Animal. A diretoria terá a função de coordenar junto aos órgãos da administração municipal as políticas públicas de saúde, proteção, defesa e bem-estar dos animais domésticos e domesticados.

A farmacêutica e protetora de animais, Karoline Koga Prado, foi nomeada como diretora e destaca que as primeiras principais ações serão combater o abandono e a castração de animais, ”A contratação de três veterinários e mais três técnicos, que já estão atuando no Centro de Controle de Zoonoses para aumentar a castração. Hoje a gente castra em torno de 10 a 12 animais por dia e com essas contratações nós vamos conseguir alcançar de dois a três meses, até 50 castrações diárias. A maior luta agora é combater o abandono, seguido de castração, então essas vão ser as primeiras ações”, ressaltou a diretora.

A Diretoria do Bem Estar Animal ficará responsável pela implantação de um plano que conta com oito ações básicas como: esterilização, ação contra abandono, redução dos veículos que usam tração animal, combate a atos de crueldade, criação de um programa educacional, campanha de doações, combate ao comércio ilegal e o desenvolvimento de projetos de bem-estar animal em apoio com entidades parceiras.

A diretora ainda destacou os desafios que o novo departamento terá pela frente, “Na verdade é um departamento novo, a gente tá sendo estudado, tá lutando pra ir atrás de recurso tanto privado quanto da prefeitura, porque a gente acredita que as parcerias vão impulsionar esse trabalho. Hoje a gente tem parceria com a Unirp que resgata animais durante a noite e já faz o tratamento e reabilitação; contar com o plano de governo nosso que tem o ‘Veterinário Amigo’, que são veterinários que são credenciados na diretoria e que vão apoiar essa causa. Tem todo um percurso e como é um departamento novo, vai começar engatinhar agora”, disse Prado.

O prefeito Edinho Araújo apontou que a criação da diretoria foi construída a partir de um debate amplo da sociedade e Câmara de Vereadores e destacou a importância para o munícipio, “O atendimento de uma demanda que nasceu durante a campanha, mas que já existia há muito tempo, que é um departamento para cuidar dos nossos animais. Estamos cumprindo este programa de governo depois que a câmara aprovou a nomeação da Karolina, que vai desempenhar esse trabalho”, concluiu Edinho Araújo.

Por Priscila Carvalho

SEM COMENTÁRIOS