Praça do Cruzeiro passará por revitalização

A Praça do Cruzeiro, uma das mais tradicionais de Rio Preto, passará por um processo de revitalização no local. O projeto tem participação da Comdephact (Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Cultural e Turístico de Rio Preto) e de várias secretárias municipais da cidade. A revitalização começa nessa terça-feira (8) com o corte das árvores no local.

Técnicos da Secretaria do Meio Ambiente realizaram a avaliação referente a arborização e elaboraram um laudo de intervenção (corte, poda, erradicação e posterior replantio de espécies adequadas para compor um novo projeto paisagístico). Além da poda e substituição de algumas árvores, a equipe da Prefeitura Municipal realizará a melhorias no piso, na iluminação e retirada dos bancos. As obras devem durar um mês.

Os donos de comércio que atuam próximo a praça reclamam da presença de moradores de rua no local. “Estamos felizes com essa revitalização, mas também queremos saber se a Guarda Municipal vai fiscalizar após as obras, se vai ter manutenção. Muitos mendigos bebem e usam drogas no local, o que acaba espantando os clientes”, afirmou Cléo Stefanini, proprietária de um açougue. Segundo a Prefeitura, serão realizadas ações de fiscalização no local e entorno, juntamente com a intensificação da atuação da Guarda Municipal.

Os moradores também se queixam da sujeira deixada no local, o que acaba atraindo pombos e cachorros. “Como eu trabalho no ramo de alimentos, é preciso ter higiene e a sujeira acaba deixando uma má impressão”, disse Stefanini. De fato, a Praça do Cruzeiro estava suja quando a reportagem visitou o local e havia até uma marmita abandonada.
Mario Vicente trabalha com entregas no bairro e comemorou a ação da Prefeitura. “É a melhor coisa. Já fui agredido por um desses moradores de rua que ficam aqui. Ele estava alcoolizado e sob efeito de drogas quando me atingiu com uma barra de ferro na cabeça. Fui para o hospital e levei oito pontos”, lamenta. (Colaboração: Vinicius LIMA)

 

Da REPORTAGEM

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS