Potirendaba ganha livro em homenagem a sua história

empresário - José Luiz Franzotti, fala sobre o livro

A bela história da Potirendaba foi registrada no livro que conta toda a trajetória do município e de pessoas que somaram para o seu desenvolvimento. O idealizador do livro é José Luiz Franzotti, filho Tabapuã, o empresário está em Potirendaba há mais de 40 anos, desenvolveu sua carreira política e familiar na cidade e, com isso, sentiu o desejo de homenagear a cidade que o acolheu.

A publicação da obra foi possível graças ao apoio das empresas Poty Cia. de Bebidas e Usina Santa Isabel, com realização da Rhode TM e do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Cultura, por meio do ProacSP – Programa de Incentivo à Cultura do Estado de São Paulo.

Impressionado por cada história contada sobre o local, Franzotti concretizou a homenagem em forma de livro. “Eu tinha um amigo que contava as histórias da cidade e eu ficava impressionado. Eram histórias diferentes, engraçadas, enfim, ele tinha um conhecimento incrível da cidade e vi a necessidade de relatar tudo em um livro”, conta Franzoti.

Motivado, o empresário decidiu há dois anos dar início a obra, para isso reuniu um grupo de amigos e começou a coletar todas as informações. “Eu decidi colocar em prática aquilo que eu imaginei lá atrás, como um agradecimento a cidade. Minha história foi construída em Potirendaba, tanto da empresa, família e foi quando eu comecei a colocar em prática. Reuni um grupo de amigos e demos andamento no livro.”

O diretor da Editora, Deodoro Moreira, responsável pela obra, explica que o trabalho envolveu mais de 30 pessoas. Vários moradores antigos e atuais da cidade foram ouvidos e tiveram suas histórias registradas.

A história conta fatos da povoação do local, a partir de 1820, com a chegada do desbravador Manoel Ponciano Leite, seguido de João Antônio Siqueira. A divisão da terra entre os herdeiros de Siqueira deu origem a uma vila, então chamada Três Córregos, que mais tarde tornou-se “Potyrendaba” com “y”.

“Nós colocamos desde o primeiro povoado e fomos escrevendo quando teve o reconhecimento como município, quando teve a emancipação. Destacamos todos os prefeitos e fizemos um reconhecimento para todos eles, além da história, fizemos o reconhecimento a pessoas que promoveram o nome da cidade”, afirma Franzotti.
Esportistas, escritores e outras pessoas que passaram ou nasceram na cidade tiveram participação na obra. Toda a história foi escrita separada por décadas, ao todo foram nove décadas de relatadas, várias conquistas e desenvolvimento econômico no comércio, indústria e urbanização.

O livro será lançado no dia 21 de julho, após o lançamento os exemplares serão disponibilizados em bibliotecas, escolas e moradores da cidade.
“Nós fizemos 2,5 mil exemplares e queremos doar um para cada família do município e deixaremos disponível a todos que querem conhecer a história da cidade”, finaliza o empresário José Luiz Franzotti.
Lançamento:

“ A história de Potirendaba”
Dia: 21 de Julho de 2017
Horário: 19h
Local: Club Icaraí
Endereço: Largo Bom Jesus, 923 – Potirendaba

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS