Postura correta ao volante contribui com a segurança no trânsito

Foto Divulgação

Manter uma postura correta enquanto dirige evita não apenas dores no corpo, mas também acidentes. O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) reforça a importância do motorista se posicionar adequadamente ao volante para contribuir com a segurança no trânsito.

A postura correta permite ao condutor acionar os controles do veículo de forma mais efetiva, ter uma melhor visualização e, consequentemente, manter a atenção voltada ao trânsito. Conduzir o veículo em posição inadequada pode causar dores, cansaço, incômodo e prejudicar a direção.

O Detran separou algumas dicas para você. Ao sentar o banco do veículo deve ter uma inclinação pequena, em torno de 100º. A coluna deve estar totalmente apoiada no encosto e a altura do banco e sua aproximação em relação ao painel devem permitir que os pés alcancem os pedais sem esforço. Arrumar corretamente os espelhos também influencia na postura, pois os mesmos devem permitir boa visualização, sem necessidade de inclinação e rotação do tronco e da cabeça do motorista. O volante não pode ficar encostado nas pernas e não pode estar muito distante, a ponto de os braços ficarem estendidos demais. Os joelhos devem ficar ligeiramente dobrados.

 

Da REPORTAGEM

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS