Postos de saúde voltam a oferecer vacinação contra meningite

Foto Divulgação Agência BRASIL

Depois dos atrasos no recebimento de vacina de imunização contra meningite do tipo C, a Secretaria de Saúde de Rio Preto informou, nesta quarta-feira (26), que recebeu 1.800 doses da vacina. A partir desta quinta-feira (27), as unidades básicas de saúde vão estar abastecidas para receber a população para a vacinação. Para informar sobre o recebimento das doses, a equipe de imunização entrará em contato com as famílias dos munícipes que precisam ser vacinados.

A vacina meningocócica C faz parte do calendário de vacinação de rotina. A imunização é indicada para crianças a partir de 2 meses de vida até a adolescência. A vacina é administrada em três doses aos 3, 5 e 12 meses. A Secretaria de Saúde está alertando sobre a importância do reforço para adolescente entre 11 e 14 anos.

“Nesse momento, a diferença é que a vacina está sendo recomendada para adolescentes. É importante alertar a população para levar os filhos para se vacinar, pois é uma doença grava e com alto taxa de mortalidade, embora não seja uma doença muito comum. E a vacina é eficiente para a prevenção”, comenta Michela Barcelos, gerente de imunização da Secretaria de Saúde.

Meningite
A doença meningocócica é uma infecção bacteriana aguda, progressiva e quase sempre fatal. Ela é causada pela bactéria Neisseria meningitidis, conhecida como meningococo. A doença é responsável pela inflamação das membranas que revestem o sistema nervoso central (meningite) e infecção generalizada (meningococcemia). Existem três tipos diferentes de meningites, porém as mais frequentes são o A, o B e principalmente o C.
“As doses para vacinação meningocócica C estavam em falta e agora, com a chegada das novas, as unidades básicas de saúde vão entrar em contato com a população, mas é bom informar à população que a vacina estará disponível para a imunização”, comenta Barcelos.
Conteúdo Especial: Leandro BRITO

 

Da REPORTAGEM

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS