Portões são fechados no primeiro dia de prova do Enem 2018

Foto: Bia Menegildo

Os portões dos locais de aplicação do primeiro dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 foram fechados às 13h. Os participantes iniciaram as provas às 13h30 (horário de Brasília) e terão cinco horas e meia para concluir as questões de linguagem, ciências humanas e redação.

Em uma faculdade, no bairro Boa Vista, em Rio Preto, até o último minuto antes do fechamento dos portões, estudantes estavam entrando. Após o fechamento do portão, muitos que chegaram segundos atrasados, não conseguiram entrar.

Outros estudantes, mais precavidos, chegaram bem cedo e vários entraram nos últimos segundos de portão aberto. Na entrada, foi formado um grupo de pessoas que fizeram contagem regressiva e tratavam de forma bem humorada os estudantes atrasados.

A Edna Bispo foi uma das que chegou atrasada. Ela estava visivelmente triste e apenas disse que “isso acontece. Ano que vem eu chego mais cedo”, e logo foi embora.

Houve também quem chegou muito atrasado e nem desceu do carro. “Ele falou que a prova era no Boa Vista, mas o bairro é grande e demoramos para encontrar o local”, disse um pai que preferiu não se identificar.

Enem 2018

Em todo o país, mais de 5,5 milhões de estudantes se inscreveram para fazer a prova. A segunda etapa do exame será realizada no próximo domingo, 11 de novembro, quando os estudantes farão provas de ciências da natureza e matemática.

A estrutura para aplicação do Enem envolve 10.718 locais de aplicação, 155.254 salas e mais de meio milhão de colaboradores. Foram impressas 11,5 milhões de provas de doze Cadernos de Questões diferentes. Haverá ainda uma videoprova em Língua Brasileira de Sinais (Libras). Ao todo, são quase 600 mil pessoas envolvidas na aplicação do exame.

A nota do exame poderá ser usada para concorrer a vagas no ensino superior público pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a bolsas em instituições privadas, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e para participar do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Por Bia MENEGILDO

Com informações da Agência BRASIL 

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS