Plaza de España terá obelisco de 30 metros de altura

Foto Divulgação

O prefeito Edinho Araújo recebeu das mãos dos integrantes da colônia espanhola rio-pretense, o projeto da Plaza de España (Praça da Espanha), na tarde de segunda-feira (10). A obra será construída entre as faixas de rolagem da avenida José Munia, próximo ao cruzamento com a avenida Brasilusa.

Durante o encontro foi exibido o projeto arquitetônico básico, que prevê um obelisco central com 30 metros de altura, escadarias e quatro mastros que ostentarão as bandeiras de Rio Preto, do Estado de São Paulo, do Brasil e da Espanha.

“Com certeza será um espaço para fazer reverência à nossa história. A cidade não pode esquecer-se daqueles que a construíram”, afirmou o prefeito.

O vice-consul de España, Antônio Cabrera, que também participou da cerimônia, disse que o local receberá programação diversificada. “Será um espaço para receber a comunidade. Não só os espanhóis e descendentes, mas todos os rio-pretenses. Será um local de encontro e de celebrações artísticas”, afirmou.

“O pedido para a construção da praça foi feito pelo próprio Antônio Cabrera durante a festa das nações, realizada no São Judas Tadeu. A Casa de Espanha foi fundada em 1917 e teria completado 100 anos, mas foi fechada em 2003. Conseguimos empossar o vice-consul no ano passado e agora vamos reativar a colônia espanhola na cidade para lembrar o povo espanhol que foi muito importante para o desenvolvimento da nossa região”, comentou Nelson Lois, presidente da Casa de Espanha.

Também compareceram ao evento secretários municipais, o presidente da Câmara, Jean Charles Serbeto, e a vereadora Claudia Di Giuli.

 

Por Bia MENEGILDO

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS