Peça do Prêmio Nelson Seixas será apresentada gratuitamente

O projeto Asa de Borboleta Performace Art, de São José do Rio Preto, apresenta a performance “HUMALTERIDADE” em uma temporada com cinco apresentações, gratuitas e para todos os públicos, em diferentes pontos da cidade. As apresentações fazem parte da contrapartida do edital do Prêmio Nelson Seixas 2017, da Secretaria Municipal de Cultura, e buscam promover a descentralização da produção artística local.

A primeira apresentação de “HUMALTERIDADE” será nesta quarta-feira, 13 de setembro, às 15h, na Praça D. José Marcondes, no calçadão de Rio Preto. A temporada ainda envolve a Casa de Cultura Dinorath do Valle, o Centro Cultural Vasco (06 de outubro, às 21h)(essa data ainda sofrerá alteração), a Praça da Caixa d’Água da Vila Diniz (20 de outubro, às 17h), o Shopping HB (25 de outubro, às 11h).

SINOPSE

O ser humano está inserido num sistema de convenções, onde as relações sociais se tornam cada vez mais vazias e angustiantes. Vazias no sentido que, a vivência em blocos de afinidades aliena de tudo o que não é do interesse imediato desse bloco. Uma pessoa com deficiência de locomoção, nesse contexto, é um ser que possui em seu âmago uma personalidade, preferências e perspectivas, que vão além de ser cadeirante; bloco onde é enquadrado de imediato e desta forma, justificando a afirmação da angústia, a falta de critério e o rótulo do sofrimento e da relação constrangedora e castradora de caridade a todo custo.

Desta perspectiva, a performer, Vanessa Cornélio,  cadeirante há 24 anos, propõe uma experiência onde a presença deste Ser, diferente em sua estrutura e códigos, se expõe e se dilacera buscando afinidades outras, buscando investigar e produzir efeitos sobre o observador.

SERVIÇO

13 de setembro: Praça D. José Marcondes, às 15h

06 de outubro:  Casa de Cultura Dinorath do Valle, às 19h

07 de outubro: Centro Cultural Vasco, às 21h (essa data pode sofrer alterações)

20 de outubro: Praça da Caixa d’Água da Vila Diniz, às 17h

25 de outubro: Shopping Hb, às 11h.

Da REDAÇÃO

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS