Pauléra inova com gestão moderna e transparente à frente da Câmara

Pauléra não hesita em segurar ‘bolas divididas’ no plenário e ditar o tom nas votações. Foto: Divulgação

No terceiro mandato consecutivo como vereador, e no segundo como presidente da Câmara, Paulo Pauléra (PP) imprime um ritmo frenético de modernização e desburocratização, no legislativo.

O presidente da Câmara é presença constante em eventos, atos públicos e reuniões. Foto: Divulgação

Apesar do grande volume de investimentos, ele se orgulha em dizer que gerenciou os recursos públicos com seriedade e transparência, gerando economia ao município e devolvendo no último ano mais de R$ 1,3 milhão à Prefeitura.
Considerado um ‘trator’ pelos seus adversários políticos, é admirado pelos aliados pela forma direta e competente com que resolve problemas considerados de difícil solução.
Empreendedor nato na vida particular, Pauléra ‘acelera’ também no Legislativo. Além de alavancar os investimentos da Casa em 2019, que vão de novos veículos à renovação dos equipamentos de informática e da TV Câmara, o presidente se destaca ainda pela modernização e desburocratização da máquina pública, com a implantação de sistemas como o pregão eletrônico para todas as compras do Legislativo bem como o aperfeiçoamento de ferramentas de transparências, como a implantação do e-Sic, da Ouvidoria e do Arquivo Público do Legislativo.
“Só com a implantação do pregão conseguímos uma economia média de 40% nas compras de insumos e equipamentos”, afirmou Pauléra.

SINERGIA

Presença constante em inaugurações, reuniões, eventos e atos públicos, Pauléra ressalta a sinergia que conseguiu impor nas relações entre o Legislativo e o Executivo. “Foi um ano de muita sinergia e entendimento entre a Câmara e a Prefeitura. Todas as conquistas que Rio Preto vêm colhendo no último ano têm a participação efetiva da Câmara e dos vereadores”, frisou o presidente.
Outra característica marcante de Pauléra, reconhecida até por seus adversários políticos, é que o presidente não hesita em segurar ‘bolas divididas’ no plenário e ditar o ‘tom’ com segurança diante de seus pares, em nome de suas convicções e da governabilidade necessária para que Rio Preto continue avançando rumo a índices de primeiro mundo.
Perguntado pelo Dhoje como vai conciliar o último ano de seu atual mandato, que coincide com eleições, é incisivo. “Como sempre faço. Trabalhando de forma incansável”, disparou.

SUCESSÃO

Em um ano de corrida também pela cadeira no Paço Municipal, em que o prefeito Edinho Araújo (MDB) é tido como candidatíssimo à reeleição, o nome de Paulo Pauléra já surgiu inúmeras vezes como forte concorrente a vice na chapa do emedebista, que tem outros políticos de peso de olho no cargo ocupado, hoje, por Eleuses Paiva (PSD).

“A política é muito dinâmica. Ainda é cedo para termos algo definido. Conversas, especulações, sondagens, recebemos diariamente. De concreto, ainda nada. Quem não quer ser vice-prefeito numa gestão competente como a do Edinho? Agora, sou um soldado do partido e um homem público consciente. Certamente nos sentaremos com nosso líder, o deputado federal Fausto Pinato, para decidir o caminho que achar melhor, tanto para nosso partido como para Rio Preto”, argumentou.

Um dos trunfos políticos de Pauléra foi sua bem-sucedida passagem pela Secretaria de Serviços Gerais, onde iniciou sua carreira na vida pública, antes mesmo de se eleger vereador. Foi secretário nos quatro anos do segundo mandato de Edinho e mais quatro anos do primeiro mandato de Valdomiro, sempre com aprovação da população.
“Até pela minha crescente votação para vereador após a passagem pela secretaria”, ressaltou Pauléra, que se gaba de ter feito o caminho inverso. “Primeiro mostrei serviço no Executivo para depois me eleger vereador. A maioria faz ao contrário”, diverte-se.

NÚMEROS QUE
IMPRESSIONAM

Balanço divulgado no início de 2020 revela uma administração dinâmica na Câmara, com modernização da infraestrutura e das condições de trabalho dos servidores, além de investimentos para melhorias nos serviços prestados à população.
Entre as muitas realizações dos últimos 12 meses, Pauléra gosta de destacar a conclusão das obras de reforma e revitalização do prédio da Câmara, principalmente do plenário, que não estava previsto no projeto inicial da reforma iniciada na gestão Jean Charles Serbeto (MDB).
“O projeto previa apenas a troca do telhado do plenário. Mas não fazia sentido iniciar uma obra dessa magnítude e não mexer no plenário, que é onde acontecem os principais debates políticos de nossa cidade”, afirmou o presidente, que decidiu pela instalação de nova iluminação, de climatização, novos pisos e cadeiras para as galerias, bem como novos equipamentos de áudio e vídeo para melhor entendimento de quem acompanha as sessões ao vivo pela TV Câmara.

PROJETOS

O mesmo ritmo frenético imposto pelo presidente Paulo Pauléra na gestão do Legislativo pode ser verificado também nas discussões e aprovações de projetos de lei no plenário. Ao longo de 2019, foram realizadas 55 sessões, quando foram aprovados mais de 250 projetos, sempre visando o bem-estar e a melhoria de vida da população. Dentre eles, Pauléra enfatiza a aprovação dos dois Programas de Pagamento Incentivado – da Prefeitura e do Semae – que possibilitaram municípes que estavam em débito com o Poder Público quitar suas dívidas com anistia de juros e multas.
Pauléra destacou ainda a aprovação de permuta entre área pública do município pela construção pela iniciativa privada de um hospital municipal na Região Norte de Rio Preto. “Essa era uma antiga demanda da população, principalmente da Região Norte. E mais uma vez a Câmara esteve à frente deste debate”, argumentou.
Outra proposta que passou pelo debate e aprovação dos vereadores, tendo à frente Pauléra, foi o projeto que autorizou concurso público para o preenchimento de mais de 500 cargos, de diversas áreas, na Prefeitura. Cargos que começam a ser convocados agora no início de 2020.

Daniele JAMMAL – [email protected]

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS