Patrulha Agrícola somará forças à Operação Estiagem

Em reunião realizada nesta quarta-feira (10), a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento disponibilizou à Defesa Civil de Rio Preto sua equipe da Patrulha Agrícola para incorporação à força de trabalho na Operação Estiagem 2019.

A novidade foi anunciada na sede da secretaria, no Recinto de Exposições ‘Alberto Bertelli Lucatto’, em encontro que reuniu o secretário Antônio Pedro Pezzuto, o coordenador da Defesa Civil e também do Comitê Gestor de Prevenção a Incêndios e Queimadas, coronel Carlos Lamin, o sargento Cataruci e a cabo Daniela, do 4º Batalhão de Polícia Ambiental, responsável pela área de Rio Preto.

“Justamente por conta desse período de estiagem, que costuma ir até setembro, em geral, a demanda de serviços da Patrulha Agrícola cai, deixando nosso pessoal subutilizado. Essa equipe, no entanto, tem condições técnicas e de maquinário para dar suporte às ações preventivas de incêndios e queimadas”, explica Pezzuto.

Desse modo, a Patrulha Agrícola somará forças à Operação Estiagem de combate aos incêndios urbanos e florestais, coordenada pela Defesa Civil. Além da manutenção das áreas verdes públicas, uma equipe 24h será destacada para dar suporte em casos de sinistro.

“Para nós é um fortalecimento muito importante, porque existe uma necessidade grande de mão de obra. A Patrulha vai colaborar, sobretudo, na realização dos aceiros, que são ruamentos das áreas verdes, uma técnica consagrada de controle e contenção em situação de queimadas e incêndios”, comenta Lamin.

A Defesa Civil e a Polícia Ambiental acordaram de realizar nos próximos dias levantamento de pontos críticos com potencial de incêndio e/ou queimadas onde o trabalho da Patrulha Agrícola será empregado.

“Nós temos a região do antigo IPA, por exemplo, que, ano após ano, é alvo de fogo. Com certeza aquele é um ponto em que vamos priorizar técnicas de prevenção a incêndios”, diz Cataruci.

O sargento lembra que a Polícia Ambiental realiza o monitoramento via satélite de focos de incêndio, fazendo vistorias e apurando denúncias especialmente no período de estiagem.

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS