Paróquia de Olímpia fará caminhada em louvor a Nossa Senhora Aparecida

Em 2018 12ª Caminhada reuniu cerca 5.000 fieis.

No próximo dia 12 de outubro comemora-se o Dia de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil. A data é considerada feriado nacional e de extrema importância para a Igreja Católica que prepara um mês com ações especiais.

Em Olímpia, a Paróquia São José realiza uma caminhada em louvor à Padroeira. No ano passado, cerca de 5 mil fieis participaram.

Segundo o padre Ivanaldo Mendonça, a programação, que antecede a caminhada, é chamada de Semana Missionária e tem como objetivo mobilizar as pessoas, divulgando o evento.

“São várias atividades, desde pequenas imagens de Nossa Senhora Aparecida, visitando

Comissão dos devotos

todas as casas da paróquia, até a imagem principal, com um grupo que nós chamamos de comissão dos devotos, visitando o comércio e outras instituições da cidade. Temos um trabalho local e o trabalho a nível de cidade que aos poucos isso foi sendo pedido, criado, pelas próprias pessoas”, explicou.

Além disso, é realizada também a visita da imagem principal de Nossa Senhora a cada uma das comunidades, que foi encerrada nesta última segunda-feira, dia 7. Para os doentes e enfermos teve uma celebração especial que aconteceu no sábado, dia 5. A benção dos animais de estimação realizada no domingo, dia 6, e neste ano pela primeira vez foi promovida uma feira de adoção de cães e gatos tendo 100% de adesão.

“No domingo, teve o início do tríduo que são três dias de orações explorando o tema deste ano que é ‘Com a Mãe Aparecida, somos uma grande família de fé’, com públicos específicos. Domingo foi a noite da juventude, nesta terça-feira, dia 8, aconteceu a missa da benção noite pela vida, e amanhã, dia 10, acontece a noite das famílias”, acrescentou Ivanaldo.

O padre frisou também sobre a importância das redes sociais e veículos de comunicação que convidam as pessoas para esta celebração.

A caminhada tem saída da Comunidade Nossa Senhora de Fátima, localizada no bairro Cohab III, às 6h, com destino à Capela de Nossa Senhora Aparecida, no Bairro Rural Bela Vista, onde será celebrada uma missa.

Com um percurso de 4km, durante o trajeto serão feitas orações e testemunhos. Serão disponibilizados água gratuita e o acompanhamento de ambulância. Na capela, também haverá uma quermesse e para o retorno haverá transporte público.

“Temos aqui na paróquia uma capela dedicada a Nossa Senhora que é uma capela rural e nós não tínhamos em nível de paróquia nenhuma manifestação expressiva voltada ao culto a Maria. Em 2007, antes mesmo da paróquia nascer, dois anos antes eu acredito que é o que a gente chama de inspiração divina, percebi que a gente poderia fazer alguma coisa sem a pretensão de que se tornasse grande, dando às pessoas oportunidade de rezar neste dia especial de Nossa Senhora Aparecida e também Dia das Crianças. Foi assim que começou, eu propus a nossas comunidades e um grupo de pessoas aceitou a primeira caminhada. Nós éramos em torno de 150 pessoas, de lá pra cá a coisa foi tomando corpo, ganhando forma e o povo foi respondendo aquela inspiração”, recordou o sacerdote.

Em 2017, o trajeto da caminhada foi oficialmente reconhecido pelo município e nomeado ‘Caminho da Fé’.

Padre Ivanaldo Mendonça da Paróquia São José

“Gostaria de agradecer a oportunidade de divulgar esta atividade que ao meu ver já é a maior expressão religiosa aqui na nossa microrregião. Para eventos de outra natureza você reúne muitas pessoas, mas pra oração, pra caminhada, rezar, não é tão fácil e simples assim. Estamos de braços abertos para toda Olímpia e região. Agradeço também a confiança das pessoas no trabalho que a gente desenvolve e peço a Deus que essa caminhada cada vez mais ajude as pessoas a serem melhores e através de cada pessoa o mundo possa se tornar cada vez mais um lugar melhor. É isso que a Paróquia São José deseja, sempre agradecendo por tudo aquilo que Deus nos concede fazer em favor das pessoas”, finalizou Ivanaldo.

Por Isabela MARTINS

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS