Para jovens e crianças: Viagem Literária leva autores consagrados para a região de Rio Preto

Até o dia 30 de junho, sete bibliotecas da região de São José do Rio Preto recebem o módulo infanto juvenil do Viagem Literária, programa do Governo do Estado de São Paulo que leva uma intensa programação cultural para bibliotecas municipais de todo o estado. As atividades acontecem nas bibliotecas Regina Célia Pompeu(Olímpia), Castro Alves (Votuporanga), Francisco Santana Carneiro Filho (Santa Fé do Sul), Prof. Manoel Pereira do Vale (Tabapuã), Dr. Fernando Costa (São José do Rio Preto), Monteiro Lobato (Mirassol) e Jornalista Paulo Falzetta (Novo Horizonte).

A escritora Índigo vai realizar sessões de bate-papos literários nas cidades de Tabapuã (26 de junho), São José do Rio Preto (27 de junho), Mirassol (28 de junho) e Novo Horizonte (30 de junho). Ela escreve desde os 12 anos de idade e já tem mais de 20 livros publicados, sendo que cinco deles estão em processo de adaptação para produções audiovisuais. Nasceu em Campinas, em 1971, formou-se em jornalismo e hoje intercala a escrita literária com a produção de roteiros. Entre seus títulos mais populares, destacam-se O Aniversário do Dinossauro, Vendem-se Unicórnios e Festa da Mexerica.

A programação do Viagem Literária, que completa 10 anos em 2017, não para por aí: em agosto, as bibliotecas receberão bate-papos com escritores de literatura voltada para o público adulto. A programação se encerra com o módulo de escrita criativa, a ser realizado entre setembro e dezembro. As atividades podem ser acompanhadas no site www.viagemliteraria.org.br ou pelas redes sociais da Secretaria da Cultura do Estado.

 

Serviço:

Viagem Literária na região de São José do Rio Preto

Tabapuã

Bate-papo com Índigo

Data: 26 de junho, às 15h00

Local: Biblioteca Prof. Manoel Pereira do Vale

Endereço: Av. Floriano Peixoto, 841 – Centro

Classificação: de 12 a 17 anos

 

São José do Rio Preto

Bate-papo com Índigo

Data: 27 de junho, às 14h00

Local: Biblioteca Dr. Fernando Costa

Endereço: Praça Jornalista Leonardo Gomes, 01

Classificação: de 12 a 17 anos

 

Mirassol

Bate-papo com Índigo

Data: 28 de junho, às 14h00

Local: Biblioteca Monteiro Lobato

Endereço: Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 1909 – Centro

Classificação: de 12 a 17 anos

 

Novo Horizonte

Bate-papo com Índigo

Data: 30 de junho, às 14h00

Local: Biblioteca Jornalista Paulo Falzetta

Endereço: Av. Coronel Junqueira, 684 – Vila Patty

Classificação: de 12 a 17 anos

 

Sobre o Viagem Literária

Lançado em 2008, o Viagem Literária integra o conjunto de ações do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo (SisEB) e já foi prestigiado por mais de 285 mil participantes, entre adultos e crianças. Além da programação de encontros com os escritores, o programa traz em suas diretrizes a capacitação dos profissionais de biblioteca e também as oficinas de criação literária. Já participaram das atividades nomes como Marcia Tiburi, Raphael Draccon, Ilan Brenman, Carla Caruso, Marcelino Freire, Cristovão Tezza, Luiz Ruffato, Daniela Arbex e Ignácio de Loyola Brandão, que já participou de diversas edições do programa: “a plateia ouve, pergunta, também conta histórias. Nada melhor para atrair uma criança, jovem, e por que não um adulto, que uma historia? Sabemos que hoje competimos com celulares, tablets, vídeo games, toda aparelhagem tecnológica. No entanto por 35 anos de experiência em viagens e encontros, sabemos que a presença de um autor tem um efeito diferente, carismático”, comenta o autor. O Viagem Literária é gerido pela Organização Social SP Leituras, responsável também pelo Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Estado de São Paulo (SisEB), a Biblioteca de São Paulo e a Biblioteca Parque Villa-Lobos. Para mais informações, acesse: www.viagemliteraria.org.br.

Para conhecer a programação cultural de todo o estado, acesse a plataforma SP Estado da Cultura – www.estadodacultura.sp.gov.br.

Da REDAÇÃO

 

SEM COMENTÁRIOS