Para diminuir tempo da prova, Unesp terá 2ª fase com múltiplas escolhas

Unesp de São José do Rio Preto (Foto: Claúdio Lahos)

A Unesp mudará o formato da segunda fase de seu vestibular em 2021 e aplicará questões de múltipla escolha, além de realizar em apenas um único dia. A decisão foi tomada para reduzir o tempo duração da prova, que está marcada para 28 de fevereiro.

De acordo com a Universidade, a decisão estava entre eliminar a redação ou as questões dissertativas, mas acabou optando pela segunda. Com isso, a Unesp espera que o tempo de aplicação da prova diminua pela metade e que os resultados sejam divulgados de forma mais rápida. A medida ser exclusiva apenas para vestibular de 2021 por conta da pandemia, retornando ao modelo tradicional nos próximos anos.

Dhoje Interior

Antes da mudança, a segunda fase do vestibular da Unesp contava 36 questões dissertativas e uma redação e era realizada em dois dias. Agora, serão 60 questões objetivas, abrangendo linguagens, matemática, ciências humanas e ciências da natureza, e a redação.

Outra mudanças também será a ampliação do tempo de inscrição, que deverá ocorrer entre outubro e novembro. A resolução com todas novas regras deverá ser publicada nos próximos dias. A primeira fase acontece nos dia 30 e 31 de janeiro. A expectativa é de que mais de 100 mil estudantes participem do vestibular.

Na unidade de São José do Rio Preto, o Ibilce, são oferecidos os seguintes cursos: Ciências Biológicas, Ciência da Computação, Engenharia de Alimentos, Física, Matemática, Química, Letras, Tradução e Pedagogia.

Por Vinicius LIMA – redação Jornal DHoje Interior