Pandemia causa desemprego, mas também tem gerado oportunidade para renda extra

Com a pandemia muitas pessoas perderam e estão perdendo seus empregos no Brasil. O Ministério da Economia estima que houve um aumento de 150 mil pessoas desempregadas no país entre março e a primeira quinzena de abril deste ano, em relação ao mesmo período de 2019.

Apesar do número ser alto, acredita-se que ainda possa crescer. Olímpia por ser Estância Turística gera muitos empregos por conta do turismo.

Dhoje Interior

Com a quarentena os parques estão fechados e hotéis e pousadas não podem receber os visitantes, sendo assim estão parados também.

De acordo com o presidente da associação de hotéis de Olímpia, Alessandro Montanhani, o setor de hotelaria emprega mais de 5 mil pessoas na cidade e estima-se que 80% tiveram seus contratos alterados (suspensão/redução de jornada) ou foram desligados.

Mesmo com a crise muitas pessoas estão buscando alternativas para conseguir renda.

Outras pessoas também encontraram neste momento uma oportunidade de conseguir um dinheiro extra.

É o caso de Fernanda Maria Isaac, 24, moradora de Olímpia. Ela é jornalista e artesã, dona de seu próprio negócio.

Durante o isolamento social, ela encontrou uma nova forma faturar: a confecção de máscaras.

“Com a liberação do Ministério da Saúde em relação ao uso de máscaras produzidas em tecido, eu decidi usar os tecidos de algodão e tricoline que já tinha em casa para fazer máscaras para mim, minha família e vizinhos. Ganhei alguns tecidos também, produzi as máscaras e doei. Mas com a maior necessidade do uso e também a obrigatoriedade, a procura por máscaras começou a crescer. Foi onde eu vi oportunidade de adquirir uma renda extra. Comprei novos tecidos e comecei a produzir para vender”, explica Fernanda.

Com essa oportunidade ela conseguiu evitar uma crise financeira.

“As encomendas na Negra Maria (sua loja) não pararam, continuo produzindo bolsas e cachepôs, mas com a pandemia, diminuiu um pouco a quantidade de encomendas. As vendas das máscaras têm me ajudado nessa parte”, destaca a artesã.

E conclui que “consigo ver um aumento nos lucros sim. A renda adquirida com as máscaras é totalmente extra, não esperada antes da pandemia. O que está contribuindo e me ajudando muito”.

Por Isabela Martins