Os cuidados que seu gato precisa

Foto: Divulgação

Seja para fazer companhia, para suprir a falta de alguém ou somente para ter uma reciprocidade em carinho, os motivos são os mais variáveis possíveis. Os felinos são muito carinhosos e alguns profissionais chegam até a dizer que a companhia de um gato faz bem pra saúde de qualquer ser humano. Mas você sabe os cuidados necessários para dar uma boa qualidade de vida ao seu bichinho?

Os gatos têm seu instinto na natureza como animal de caça e que dormem muito, quando colocado em domicílio como um animal de estimação seu lado de caça é totalmente desativado, pois lhe é dado com frequência e muita facilidade o que comer e um lugar para fazerem o que mais gostam que é dormir. Por isso alguns problemas podem ser desenvolvidos com Cistite Idiopática (inflamação na bexiga causada por hormônios do estresse), obesidade ou até mesmo depressão.

Para deixar sua casa ou apartamento mais divertido e saudável para seu gatinho, algumas adaptações podem ser feitas, para que eles possam ter atividades no dia a dia, mesmo se estiverem sozinhos.

Prateleiras: colocar prateleiras nas paredes em diferentes alturas pode ser uma ótima alternativa, assim seu gato pode se exercitar, enquanto sobem para chegar até a comida.

Brinquedos de borracha: os famosos brinquedos de borracha, seja uma bola ou em forma de algum outro animal como um rato, pode ser muito importantes para que o instinto de caça do gato não fique totalmente adormecido, já que agora ele foi criado em um ambiente doméstico e fechado.

Laser: pegar um laser ou qualquer ponto de luz que chame atenção, apontar para o chão e estimular seu felino a pegar o mesmo, pode ser uma brincadeira muito divertida. Além das brincadeiras, alguns cuidados são extremamente importantes para a saúde e segurança do animal. De acordo com a veterinária Aline Fernandes, a alimentação deve ser moderada de acordo com o peso do gato para evitar que o bichinho entre na obesidade, existem variações na dieta de acordo com a idade e castração do animal. “Alimentação de sache é muito bom para gatos, pois eles sofrem muito com problemas urinários, por tomar menos água e dormir demais”, explica Fernandes.

E se você tem dúvidas sobre a importância da castração, fique atento. A castração é uma opção dos donos, mas não deixa de ser importante para evitar a fuga de gatos para rua, que pode resultar em brigas com outros felinos, contaminação com doenças ou até mesmo a proliferação indesejada dos animais, o que na maioria das vezes acontece aumentando assim o número de gatos abandonados na rua.

Quem mora em prédios deve se lembrar do uso de tela nas janelas dos apartamentos, pois os gatos costumam ser animais que gostam de altura e bem curiosos, isso pode ser um convite para acidentes. E em caso de viagem o ideal é deixar o animal em casa e pedir para alguém de confiança alimentar o felino o tempo necessário. Os gatos são animais muito sensíveis a qualquer mudança e sentem estresse, então o indicado é que eles nunca saiam de casa, pois podem estranhar ambientes que não estão acostumados.

Colaborou: Thais LOBATO

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS