Orquídea é tema de oficina no Viveiro Municipal em Rio Preto

A orquídea é uma flor que caiu no gosto popular e agrada muita gente. Pensando nisso, durante a XVI Semana Integrada do Meio Ambiente (SIMA) 2018 a Prefeitura de Rio Preto decidiu trazer uma oficina voltada para o manejo e cultivo dessa planta, que reuniu os amantes dessas flores no Viveiro Municipal durante a tarde desta segunda-feira (04).

Num bate-papo descontraído com cerca de 30 pessoas (capacidade máxima para o encontro), os proprietários do Mundo NPK explicaram técnicas, características e cuidados que se deve ter com uma orquídea. O empresário Renato Louro comenta que a orquídea é uma planta resistente e que mesmo sem os cuidados essenciais a planta ainda consegue sobreviver. “A orquídea é a planta mais fácil de se cultivar e é muito difícil matar uma orquídea”, disse.

Questões sobre doenças, pragas em geral, adubação e nutrição foram abordadas pelos especialistas em orquídeas, que destacam os pontos chave para o cultivo da planta. “Luminosidade, água e adubação. Existem cerca de 350 mil orquídeas diferentes e cada uma tem sua característica específica. Dá para cultivar todas no mesmo ambiente, mas você tem que ter algumas regras que a gente vai falar aqui”, destacou Louro.

A XVI Semana Integrada do Meio Ambiente (SIMA) 2018, realizada pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e SeMAE – Serviço Autônomo de Água e Esgoto,  tem como tema a Agenda 2030 – desafios para atingir os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (Organização das Nações Unidas), da qual Rio Preto é signatária. Deste modo, a Semana não marca apenas a realização de uma agenda ambiental, mas aborda a Sustentabilidade de forma mais abrangente, integrando os quatro eixos do desenvolvimento sustentável que também norteiam os ODS: Ambiental, Social, Econômico e Institucional.

Entre os dias 04 e 10 de junho a Secretaria do Meio Ambiente promove uma série de eventos entre palestras, oficinas e exposições voltadas para a celebração do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 05 de junho. “Dentre essas ações o mais importante é conscientizar a população a respeito da sustentabilidade, do meio ambiente e de preservação do seu ambiente e de viver em uma cidade mais arborizada. Essa é uma semana de reflexão referente a todas as ações que envolvem o meio ambiente”, concluiu o coordenador do Viveiro Municipal, o engenheiro agrônomo Otton Arruda.

Por Priscila CARVALHO

SEM COMENTÁRIOS