OPERAÇÃO PENTE FINO: Ipem-SP multa cinco supermercados por peso irregular de produtos da ceia

Peso abaixo do indicado na embalagem gerou multas para cinco supermercados

O Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo) realizou em todo o Estado de São Paulo uma operação para avaliar o peso de produtos das ceias de fim de ano em supermercados.

Na região, o órgão fiscalizou oito estabelecimentos de cinco cidades da região, são elas: Catanduva, Novo Horizonte, Olímpia, Tanabi e Rio Preto. No total, cinco supermercados foram autuados.

Dhoje Interior

Os produtos que estavam nesses locais e que apresentaram peso inferior ao indicado na embalagem foram tender, pernil, ameixa preta e o doce ‘lua de mel’.

Ao todo, a operação avaliou 324 produtos entre carnes em geral frutas in natura e secas, pães, panetones e pães, dos quais 15 apresentaram peso irregular.

Os estabelecimentos autuados têm 10 dias para apresentar uma defesa ao Ipem-SP. As multas para esses casos, de acordo com a lei federal 9.933/99, podem variar entre R$ 100 e R$ 1,5 milhão.

A operação denominada ‘Pente Fino’ tem como objetivo identificar irregularidades em produtos e garantir que o consumidor não seja lesado na hora de fazer as compras de final de ano.

Segundo o superintendente do Ipem-SP, Ricardo Gambaroni, a alta demanda em produtos embalados sem a presença do consumidor e a corrida das compras de final de ano faz com que o órgão intensifique esse tipo de ação.

“É difícil para o consumidor procurar uma balança para verificar se realmente está levando para a quantia correspondente ao indicado na embalagem, o peso real do produto. Por isso, cabe a nós proteger o consumidor nas relações consumo”, disse Gambaroni.

No ano passado, durante a operação, foram analisados 392 produtos, dos quais 39 apresentaram peso inferior ao indicado a embalagem.

Por Vinícius Lopes