Operação Estiagem tem apoio da Patrulha Agrícola

Neste ano, o Comitê Gestor de Prevenção e Combate a Incêndios e Queimadas, coordenado pela Defesa Civil Municipal, está contando com a colaboração da Patrulha Agrícola, serviço da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, que agora também integra o grupo.

“O secretário Pedro Pezzuto colocou à disposição do Comitê a equipe e o maquinário da Patrulha Agrícola, que neste período de estiagem são menos solicitados para prestação de serviços aos pequenos produtores rurais”, explica o diretor da Defesa Civil, coronel Carlos Lamin.

Desde então, o efetivo vem somando forças à Operação Estiagem, que também tem a participação da Polícia Ambiental, do Corpo de Bombeiros, do Instituto Florestal e da Cetesb.

A principal preocupação neste momento, pelo importante valor ambiental, é a prevenção de fogo na região da Floresta Estadual do Noroeste Paulista e na Estação Ecológica do Noroeste Paulista, localizadas na região do Instituto Penal Agrícola (IPA).

“Fizemos naquela área 15 quilômetros de aceiros, uma reconhecida técnica que consiste em arruamentos na vegetação, que previnem e controlam queimadas e incêndios, caso esses venham a acontecer”, explica o chefe da Patrulha Agrícola, Ricardo da Mota.

Outra ação complementar foi a limpeza das margens da avenida Abelardo Menezes, que começa no km 144 da rodovia Washington Luiz e vai até a Unip, cruzando o antigo IPA.

“A irresponsabilidade do descarte de bitucas de cigarro por motoristas que passam pela avenida desencadeava fogo, que, por sua vez, alastrava até a região da Floresta e da Estação. Neste ano não registramos nenhum incêndio por lá, possivelmente em virtude dessa limpeza”, explica Lamin.

A Patrulha Agrícola também tem atuado no combate a incêndios, como no apoio ao Corpo de Bombeiros durante recente extinção de fogo no km 444 da Washington, na região do condomínio Jardim do Cedro.

População pode ajudar na prevenção e no combate a incêndios e queimadas

* Não jogue bituca de cigarro (acesa ou apagada) pela janela do carro. A Defesa Civil disponibiliza gratuitamente Bota-Bituca, que pode ser retirado em sua sede, na rua Campos Sales, 1866 – Boa Vista;

* Não use fogo para limpar terrenos;

* Não queime folhas de árvores. Junte em sacos e coloque-os para a coleta de lixo;

* Denuncie queimadas e incêndios pelo telefone 153 ou no setor de fiscalização pelo número 3202-4010.

Da REDAÇÃO 

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS