ONU e USP oferecem parceria científica a Rio Preto

reunião - Encontro aconteceu na sala do prefeito

O prefeito Edinho Araújo e a Secretária do Meio Ambiente e Urbanismo, Kátia Penteado, receberam nesta segunda-feira, 2, a Dra. Patrícia Iglecias, ex-Secretária de Estado do Meio Ambiente, atualmente Superintendente de Gestão Ambiental da Universidade de São Paulo (USP) e Diretora do Escritório Regional do Programa Cidades do Pacto Global da ONU (Organização das Nações Unidas), que veio oferecer uma parceria científica ao município.

A USP sedia e representa o Programa Cidades do Pacto Global da ONU para todo o Brasil, o que inclui parcerias no desenvolvimento de projetos que tragam benefícios concretos para a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, Agenda 2030. “Como a USP desenvolve muito conhecimento científico a ideia é trabalhar isso na prática beneficiando as políticas públicas de cada região, em parceria também com o setor privado e é isso que viemos oferecer a Rio Preto”, explicou Dra. Patrícia.

A parceria prevê a consultoria científica de pós-doutorandos a projetos que precisem de apoio técnico em diferentes áreas do desenvolvimento em Rio Preto. O prefeito Edinho agradeceu a abertura da parceria e frisou o interesse de Rio Preto em avançar nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em todos os eixos: Econômico, Social, Ambiental e Institucional, sempre unindo o poder público com a iniciativa privada e a participação da sociedade civil. “Queremos crescer com desenvolvimento e sustentabilidade em todos setores, mas também com desenvolvimento humano e essa parceria científica e técnica com duas grandes instituições, a USP e a ONU contribui muito para esse avanço”, destacou o prefeito.

Em 2017, Rio Preto tornou-se signatária dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) da ONU (Organização das Nações Unidas) para o cumprimento da Agenda 2030 – Pacto Global e desde então vem se organizado por meio de um comitê paritário que conta com a participação do governo e da sociedade civil.

Na sequência, o prefeito e Dra Patrícia receberam um grupo de empresários e representantes de empresas e instituições de Rio Preto para apresentar a proposta da ONU para possíveis parcerias de viabilização de projetos para o município.

 

Da REPORTAGEM

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS