Olímpia realiza 54ª edição do Festival do Folclore em agosto

Entre os dias 4 e 12 de agosto de 2018, a Estância Turística de Olímpia, no noroeste paulista, se transformará no centro do Brasil, com a realização do 54ª edição do Festival do Folclore, que comemora, este ano, seu Jubileu de Milho.

Considerado um dos festivais mais importantes do país, a programação do evento inclui, além de danças, palestras, gincana e oficina de brinquedos tradicionais infantis, exposição de artesanato, culinária brasileira, desfile, apresentações em escolas, peregrinações pela cidade e muito mais.

O palco da festa, que tem entrada gratuita, é o Recinto de Exposições e Praça de Atividades Folclóricas e Turísticas “Professor José Sant’anna”, que leva o nome do idealizador do evento e é popularmente conhecido como Recinto do Folclore.

Em 2018, o festival será ainda mais especial porque é o primeiro ano que Olímpia celebra o título oficial de Capital Nacional do Folclore, uma vez que o município recebeu a chancela presidencial em dezembro de 2017, instituída pela Lei Federal Nº 13.566/2017.
O cartaz oficial da festa traz o Terno de Congada Chapéu de Fitas, um dos grupos folclóricos mais tradicionais de Olímpia, tendo como destaque seu fundador e coordenador, Capitão José Ferreira.

O espetáculo de abertura, no dia 04 de agosto, que é um dos momentos mais emocionantes da festa, promete surpreender e encantar o público presente com o tema: Festa de um povo “Cabe o mundo inteiro no balaio brasileiro”. Mais de 300 crianças da rede municipal e artistas convidados estão ensaiando para a apresentação.

Durante nove dias de festa, 54 grupos folclóricos e parafolclóricos, sendo 14 inéditos, de 17 estados brasileiros, se apresentarão na festa que tem expectativa de receber cerca de 100 mil pessoas. Este ano, o festival terá a participação recorde de 1.800 artistas.

ESTRUTURA
No Recinto do Folclore, serão realizadas diariamente apresentações noturnas no palco da arena, que é a principal atração do festival, com arquibancada disponível para a população. Na parte superior do recinto, os visitantes podem também apreciar diversas opções gastronômicas com quitutes e pratos típicos presentes em dezenas de barracas para agradar a todos os gostos e paladares. Além disso, a estrutura conta com parque de diversões, estacionamento, barracas com música e muito mais.

 

Da REPORTAGEM

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS