Oficializado em 1986, 13º salário completa 31 anos

Instituído em 1962, o 13º salário, tão esperado pelos brasileiros nesta época do ano, foi oficializado em 22 de dezembro de 1986, e, hoje, completa 31 anos.

Segundo a legislação, a grana extra pode ser paga em duas vezes pelas empresas, sendo a primeira, até o dia 30 de novembro, e a segunda, até o dia 20 de dezembro.
De acordo com o economista Roosevelt Bormann Filho, historicamente a implantação do 13º representou um grande avanço para o trabalhador brasileiro. “Foi um avanço em uma época que o trabalhador estava atravessando muitas dificuldades e a inflação oscilava muito”, afirmou.

Atualmente, para o economista, o salário extra também contribuí para aquecer o comércio, principalmente, neste final de ano.

“O 13º seria um parâmetro de contas para estabelecer um padrão de vida do brasileiro. Hoje ele não representa o que deveria, em questão de valores de mercado. Mas, nesse momento, ele não poderia ser muito alto, porque o governo teria um gasto muito elevado e afetaria a economia do país”, finalizou.

 

Por Marcelo SCHAFFAUSER

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS