“O Circo Fubanguinho” transforma conflito empregado x patrão em palhaçaria da boa

“O Circo Fubanguinho”, da Trupe da Lona Preta de São Paulo/SP é a atração deste sábado, dia 27 no Janeiro Brasileiro da Comédia. A apresentação será às 20h, no Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto. Os ingressos podem ser trocados na bilheteria do local, uma hora antes do espetáculo, por um litro de leite longa vida.

 

O Circo”

O novo espetáculo da Trupe Lona Preta é inspirado nas charangas, farsas e bufonarias. As músicas pontuam e costuram o enredo, que gira em torno de dois palhaços que são demitidos, pelo dono do circo e expulsos do picadeiro.

Motivados por interesses diferentes, o dono do circo e os funcionários formam uma união de contrários. O primeiro polo representa a ordem, a produtividade e a eficiência; já o segundo simboliza a marginalidade, a ineficiência e improdutividade. Desse sistema de contradições são extraídos os elementos mais valiosos das cenas.

 “O Circo Fubanguinho” da sequência a pesquisa estética e política do grupo. A elaboração das palhaçadas e das músicas se baseiam nas tradições populares com ênfase nos seus aspectos sociais, históricos e políticos. A pesquisa preza por colher o mais saudável da tradição, ou, pra ser mais exato, extrair o núcleo sadio do senso comum.

 Na construção do roteiro, na elaboração das figuras, nas piadas, na escolha e nas composições musicais, fazemos um recorte que considera, respeita e ressalta o ponto de vista da luta, da organização e das contradições da nossa classe. Como ponto de contato entre teoria social e prática teatral os palhaços atuam nos limites dos instintos mais básicos do ser humano: morar, comer, vestir, reproduzir. Dimensões humanas permanentemente ameaçadas e vilipendiadas pela ordem vigente.

 

Roteiro

O roteiro é uma sequência de cenas clássicas de palhaço, e é costurado por amplo repertório musical que comenta, pontua e estranha as ações. Nessa peça, motivados por interesses antagônicos, o dono do circo e os funcionários formam um polo contraditório. O primeiro, representando a ordem, a elegância, a produtividade, a eficiência; os segundos, símbolos da marginalidade, da ineficiência, da improdutividade. Daí, da contradição, se extrai os elementos mais valiosos das cenas.

 Fazer arte popular não significa fazer e dizer necessariamente “o que o povo quer ouvir”. Em “O Circo Fubanguinho” opera-se na tensão de seduzir e estranhar. Seduz para estranhar. Por isso na construção do roteiro e na elaboração das figuras, se misturam elementos do palhaço e do bufão. O primeiro aproxima o espectador, é um ser que quer se enquadrar, um ser que tenta, mas não consegue se adaptar; o segundo, o bufão, estranha, não se adapta, não pode e não quer se adaptar. Nessa fricção e na troca com o público o riso é extraído da desestabilização da ordem vigente, ou da sua insuficiência e da corrosão da ordem imposta pela verdade oficial. O riso desnaturaliza, desloca e cria fendas na aparente solidez do status quo. Dessas lacunas é possível captar ecos do mundo em devir, a alegre relatividade de todas as verdades limitadas de classe, o estado de não acabamento constante do mundo, a fusão permanente da mentira e da verdade, do mal e do bem, da morte e da vida. O Janeiro Brasileiro da Comédia é uma realização da Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Cultura. Mais informações e a programação completa do Janeiro da Comédia que vai até o dia 30 de janeiro, no portal da Prefeitura: www.riopreto.sp.gov.br

  

Ficha Técnica

O Circo Fubanguinho”

Direção: Sergio Carozzi e Joel Carozzi

Elenco: Alexandre Matos, Elias Costa, Henrique Alonso, Joel Carozzi, Sergio Carozzi e Wellington Bernado.

Produção: Henrique Alonso, Dona Méris e Xisté Marçal

Duração: 45 minutos

Classificação: Livre

 

Espetáculo: CIRCO FUBANGUINHO

Companhia: Trupe da Lona Preta (São Paulo/SP)

Data: 27/01/18 (sábado)

Horário: 20h

Local: Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto – Janeiro Brasileiro da Comédia 2018


Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=7kNDCphfu0c&t=13s

Mais fotos: https://www.flickr.com/photos/prefriopreto/39569195182/in/album-72157691273716654/

Da Redação

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS