Número de mortes por acidente de trânsito cai em Rio Preto

acidentes - Houve redução de 6,2% (52 para 47) em relação ao mesmo período de 2017. (Foto Divulgação)

De janeiro a agosto, houve redução de 6,2% (52 para 47) em relação ao mesmo período de 2017. Os principais fatores estão relacionados a fata de atenção e desrespeito à sinalização do trânsito, excesso de velocidade, ingestão de álcool, direção perigosa e uso de celular.

O número de mortes decorrentes de acidentes de trânsito reduziu 6,2% no primeiro semestre deste ano em Rio Preto em relação ao mesmo período de 2017. Os dados são do Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo (Infosiga-SP).

De acordo com a base de dados, no primeiro semestre (janeiro até agosto) de 2017 a cidade registrou 52 mortes por acidentes. Já em 2018, o número foi de 47 óbitos. O mês de fevereiro obteve o maior número de mortes no trânsito: 13.

Do total de óbito ocorrido neste período, 80,85% foram homens, sendo que a maior parte das vítimas estava na faixa etária de 18 a 24 anos (7 óbitos), seguida por adultos entre 50 a 54 anos (seis). Em relação aos modais, 24 das vítimas estavam com motociclistas, 10 eram pedestres, cinco estavam em automóvel, três de bicicleta e cinco vítimas não disponibilizadas no registro.

Os principais fatores associados aos acidentes são falta de atenção e desrespeito à sinalização do trânsito, excesso de velocidade, ingestão de álcool, direção perigosa e uso de celular. “Quase 90% dos acidentes estão relacionados à imprudência do condutor do veículo, o uso de celulares e embriaguez. As pessoas têm que ter consciência que trânsito é coisa séria e exige total atenção, pois pode custar a vida”, apontou Pedro Romeiro, engenheiro de trânsito e coordenador do Departamento de Educação para o Trânsito em Rio Preto.

Do número registrado pelo Infosiga, Pedro Romeiro revelou que 16 mortes ocorreram em vias municipais, 10 nas rodovias (contabiliza BR-153 e Washington Luís) e 21 não identificados. “Queremos reduzir pela metade o número de óbitos no trânsito até 2021. Essa é uma proposta do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito (programa do Governo do Estado de São Paulo) com os municípios”, destacou.

Com objetivo de conscientização da população, a Semana Nacional de Trânsito acontece até o dia 25 de outubro. Em Rio Preto, várias ações educativas estão sendo realizadas para orientar a população sobre o papel de cada um na redução de acidentes. Conteúdo especial: Vinícius MAIA

 

Da REPORTAGEM

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS