Núcleos de Artes e Cultura vão oferecer quase 3 mil vagas

Os Núcleos Municipais de Artes e Cultura, mantidos pela Secretaria Municipal de Cultura, abrem inscrições na próxima segunda-feira, dia 13. Neste ano, os Núcleos estão oferecendo um total de 2954 vagas, ou seja, quase 3 mil vagas divididas entre projetos parceiros, rematrículas e novas vagas, disponíveis para matrículas a partir da próxima semana. São aproximadamente 1000 vagas a mais que as ofertadas no ano passado.

Serão oferecidas vagas em Dança, Teatro, Artes Plásticas, Música e, pela primeira vez, Literatura. São diversas turmas, níveis, horários e locais disponíveis que vão proporcionar oportunidade aos rio-pretenses de descobrirem e aprimorarem aptidões artísticas. As inscrições vão até o dia 24/1 e os cursos são gratuitos.

Dhoje Interior

Inscrições

Os interessados podem se inscrever de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h nos diversos locais nos quais os núcleos acontecem. A novidade deste 2020 é que todos os Núcleos recebem inscrições para todos os cursos, não sendo mais necessário efetuar a inscrição no local onde as aulas acontecem. O processo foi digitalizado, o que confere uma integração entre os Núcleos, proporcionando o acompanhamento do preenchimento das vagas em tempo real.

A forma de inscrição continua sendo presencial, pois é necessário que sejam apresentados os documentos pessoais (RG e CPF), comprovante de residência e 1 foto 3X4. No caso de crianças e adolescentes, as inscrições devem ser feitas pelo responsável legal e assinadas. As aulas terão início no dia 27 de janeiro de 2020.

A variação de oferta entre as faixas etárias é grande, contemplando crianças a partir de 7 anos até adultos acima de 80 anos. Crianças e adultos podem optar pela modalidade de arte e curso de forma livre, de acordo com seu interesse e independente da faixa etária.

Além disso, os Núcleos oferecem formação continuada, ou seja, alunos que já cursavam no ano passado puderam ter suas vagas garantidas por meio de rematrículas. Foram 1000 vagas preenchidas com rematrículas, que já foram realizadas no mês de dezembro.

Sobre os cursos

Existe uma integração entre estágios e plano de aula, por meio de apresentações realizadas em todo município no decorrer do ano.

De acordo com a coordenadora executiva dos Núcleos de Artes e Cultura, Talita Carvalho, trata-se de “efetiva política pública de Cultura à qual todo cidadão tem direito, além da oportunidade para iniciar ou aprimorar o contato com as artes, formando os mais diversos graus de pessoas interessadas nas linguagens artísticas. Além disso, a Cultura dialoga, interage e se funde com a sociedade”, pontuou.

Para a coordenadora, as Artes são o reflexo da sociedade em seus sentimentos, reflexões e, principalmente, a visão crítica da própria existência e do mundo.

“O objetivo dos Núcleos é fomentar a transformação das pessoas e o desenvolvimento cultural, por meio de capacidades inventivas, bem como contribuir para a formação de cidadãos conscientes do significado de suas vidas em sociedade”, completou.

Linguagens Artísticas

Os Núcleos de Artes e Cultura oferecem os cursos de Artes Plásticas (Aquarela, Pintura em tela e Desenho de observação); Dança (Ballet Clássico, Dança contemporânea, Dança de salão, Jazz e Sapateado); Música (Bateria, Instrumentos de sopro, Instrumentalização para banda, Piano, Teclado, Teoria musical, Viola caipira, Violão, Violino e Violoncelo), Teatro (Leitura dramática, produção, Teatro infantil/juvenil/adulto). Além disso, em 2020, a Secretaria de Cultura está implantando o curso de Literatura que ofertará oficinas de diversas linguagens literárias que acontecerão na Biblioteca Municipal Dr. Fernando Costa.

Os Núcleos administrados pela Secretaria Municipal de Cultura são: a Casa de Cultura “Dinorath do Valle” que terá sua reforma concluída ainda este ano, o Núcleo Roberto Farath (Música e Artes Plásticas), o Teatro Municipal Nelson Castro (Teatro), Biblioteca Municipal (Literatura) e, provisoriamente, Núcleo do Complexo Swift (Dança).