Nova Esperança recebe plantio de 60 ipês

Plantio de árvores na área verde próxima da UBSF Nova Esperança. 28/11/18. Fotos: Ivan Feitosa/SMCS.

A rotatória, localizada no canteiro central da avenida Osmani Soares Publio, no bairro Nova Esperança ganhou na manhã desta quarta-feira, dia 28, mudas de ipês rosa, amarelo, roxo e branco, totalizando 60 árvores plantadas. O espaço também recebeu mudas de palmeiras ornamentais.

O prefeito Edinho Araújo e a Secretária do Meio Ambiente Urbanismo, Kátia Penteado, participaram do plantio, juntamente com membros do Conselho e crianças da rede municipal de ensino do bairro.

O plantio é resultado de uma ação conjunta entre a Prefeitura de Rio Preto e com o Conselho Local de Saúde do Bairro Nova Esperança, na área pública, uma rotatória, localizada em frente à UBS Nova Esperança.

O local é frequentemente destino irregular de resíduos de poda de árvores e construção civil. A ação conta com a participação das Secretarias de Serviços Gerais que realizou a limpeza, roçada e abertura dos berços de plantio e da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo que promoveu o aporte técnico para arborização do local, além da doação das mudas.

O Conselho por meio dessa parceria público-privada se compromete a cuidar das mudas para seu crescimento. Essa é uma condição para que qualquer grupo, instituição, empresa ou associação da sociedade civil desenvolva uma ação do gênero ou adote um espaço público como uma praça.

A Prefeitura de Rio Preto incentiva este tipo de ação e a atual administração tem intensificado, os plantios por meio dessas parcerias pois o cuidado da população com as mudas é fundamental para garantir que elas cresçam saudáveis e protegidas, tornando-se árvores que vão gerar sombra, melhorando a qualidade do ar, o conforto térmico, além de outros benefícios trazidos pelo aumento da arborização urbana. “A Prefeitura incentiva, apoia e participa desse tipo de ação que é muito importante para aumentar a arborização urbana de Rio Preto e com ela a qualidade de vida e do meio ambiente para toda a população, além de promover a educação ambiental. Quando o cidadão se envolve no plantio, ele também cuida, preserva”, destacou o prefeito.

Considerando apenas os dois últimos anos, mais de 32.300 mudas de árvores saíram do Viveiro Municipal para plantios em toda a cidade, parte deles em iniciativas como essa. Em 2017 saíram do viveiro municipal mais de 14.700 mudas. O ano de 2018 nem terminou e o número de saída de mudas de árvores já ultrapassa 17.600 mudas.

Um fator que vem contribuindo para essa crescente elevação na saída de mudas, além das diversas campanhas realizadas para conscientizar a população sobre os benefícios de uma cidade mais arborizada, são justamente as parcerias com grupos de plantios. “Tais grupos, em parceria com o poder público, vem mudando a cara de alguns bairros da cidade. A Prefeitura entra com o apoio técnico, parte da infraestrutura e com as mudas. Os grupos se responsabilizam por realizar o plantio corretamente e de dar a manutenção nas novas mudas plantadas. Essa parceria vem dado bons frutos e flores, pois sabe-se que após o plantio, alguns cuidados como regas periódicas, podas, adubação e retirada de plantas daninhas não podem faltar”, explica a Secretaria do Meio Ambiente, Kátia Penteado.

Grupos como o “Muda que a Cidade Muda”, “Corredor Ecológico”, “Salvando o Verde” e Associações de bairros já plantaram e adotaram a manutenção quase 3 mil árvores ao longo de 2018. O presidente da Câmara Municipal, Cel. Jean Charles Serbetto também participou do plantio.

Da REDAÇÃO

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS