“Nau dos Desterrados” se apresenta hoje na abertura do Janeiro da Comédia

Trazer ao público rio-pretense, o melhor do teatro nacional de comédia e humor, em suas mais diferentes vertentes, é o que promete a 16ª edição do Janeiro Brasileiro da Comédia (JBC) que começa nesta terça-feira, dia 23 de janeiro. O festival será realizado pela Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e vai até o dia 30 de janeiro. O JBC, que concentra suas apresentações no Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto, terá “A Nau dos Desterrados”, da Cia de 2 (São José dos Campos/SP) como espetáculo de abertura.

A Secretaria Municipal de Cultura recebeu inscrições de mais de 50 espetáculos de todo o Brasil, e nove foram selecionados para compor a grade de programação que terá a apresentação de uma peça diferente por dia, além de workshops e ações formativas. Todas as atividades formativas são gratuitas e para os espetáculos o público deverá trocar 1 litro de leite (em caixinha) por 1 ingresso.

Dhoje Interior

Abertura
Em “A Nau dos Desterrados”, a Cia de 2 (São José dos Campos/SP) reconta, de uma maneira irreverente, a invasão pirata do Rio de Janeiro em 1711, promovida pelo corsário francês René Duguay Troiun, relatada em diversos registros históricos.

Três piratas desterrados: um espanhol (Jean de Oliveira), um mouro (Jonas di Paula) e um hindu (Renato Junior) foram lançados à própria sorte, a deriva em alto mar. Após muito tempo perdidos, eis que chegam ao novo mundo: a terra do Cabral. A partir deste momento, junto com uma dupla de piratas músicos, recordam suas histórias e revelam verdades há muito tempo enterradas, acompanhados com os grandes clássicos do rock.

O Festival
O Festival Janeiro Brasileiro da Comédia foi criado em 2003 para comemorar os 30 anos do Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto e, em 2018, completa 16 anos de história. O JBC é um projeto composto por mostra de espetáculos nacionais do gênero comédia; atividades formativas; debates, envolvendo artistas participantes e convidados, dentre outras ações.
O processo de avaliação das propostas inscritas foi realizado em três etapas: triagem administrativa com conferência de todos materiais obrigatórios; processo seletivo que vai avaliou o conteúdo das propostas classificadas na primeira etapa e contratação.

A curadoria do JBC é de Jorge Vermelho, assessor da Secretaria de Cultura e a comissão de seleção dos espetáculos foi composta por Fagner Rodrigues, Harlen Félix e Linaldo Telles, profissionais na área.

Espetáculos
Os espetáculos selecionados para o JBC 2018 são: A Nau dos Desterrados, da – Cia de 2 (São José dos Campos/SP); Travessias, da Seres de Luz Teatro (Campinas/SP); Terrível Incrível Aventura– Um Musical Fabulesco Marítimo, da Cia Bife Seco (Curitiba/PR); War, da Cia para Pessoas Solitárias (São José do Rio Preto/SP); O Circo Fubanguinho, da Trupe da Lona Preta (São Paulo/SP); Henriques, com a Cia Vagalum Tum Tum (São Paulo/SP); Eu, Eu Mesmo E Biancorino, com Alexandre Casali da Cia de Palhaço Orgânico (Caeté-Açu/BA), Mala sem Alça, Palhaço sem Calça, com Alexandre Casali, da Cia de Palhaço Orgânico (Caeté-Açu/BA) e Zabobrim, o Rei Vagabundo, com o Barracão Teatro (Campinas/SP).

Formativas
A programação do JBC também contará com os Workshops “O Ator na Rua|”, com a Cia de 2; “A Reconstrução do Clichê na Construção Dramática”, com a Cia Bife Seco; o “Clown desde uma perspectiva xamânica”, com Seres de Luz Teatro; “O Processo Criativo da Cia Vagalum Tum Tum”, com Angelo Brandini e “Jogos teatrais e improvisação para teatro”, com Ronaldo Celeguini; a oficina “Encontro com a Máscara Clownesca”, com a atriz e doutora em Artes Cênicas, Bete Dorgam; além das Rodas de Conversa diárias após os espetáculos com o prof.º Dr. Alexandre Mate.

 

Espetáculo: A NAU DOS DESTERRADOS

Companhia: Cia de 2 (São José dos Campos/SP)

Data: 23/01/18 (terça-feira)

Horário: 20h

Local: Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto

 

Da Redação