Mutirão do MEI vai esclarecer dúvidas de empreendedores de Rio Preto

O Mutirão do MEI acontece nesta quinta e sexta-feira, no auditório do Centro de Convenções da Acirp, localizado na avenida Bady Bassit, 4052, das 9 às 16 horas. Foto Cláudio Lahos

Um evento promete tirar dúvidas das pessoas que pretendem abrir um negócio próprio ou de empreendedores que precisam regularizar suas situações. O Sebrae realiza a 4ª edição, o Mutirão do MEI – Você Pronto Para Crescer, com o objetivo de informar a população, orientar sobre o mercado de trabalho, formalizar e regularizar Microempreendedores Individuas, para que possam ter acesso a todos os benefícios previstos em lei.
O Mutirão do MEI acontece nesta quinta e sexta-feira, no auditório do Centro de Convenções da Acirp, localizado na avenida Bady Bassit, 4052, das 9 às 16 horas. O evento conta com a parceria da Associação Empresarial de Rio Preto e da Prefeitura.
O evento oferecerá palestras e oficinas para pessoas que queiram abrir o seu negócio. No ano passado, o Mutirão do MEI realizou mais de 2.600 atendimentos.
Uma das novidades no mutirão deste ano será a regularização de pendências por parte dos empreendedores, por exemplo, com o CNPJ ou de taxas dos boletos no pagamento do MEI, além de pendência com o poder público.
Além das orientações e serviços da Sala do Empreendedor e Banco do Povo, os microempreendedores contarão com todos os órgãos envolvidos nos processos de abertura e formalização de empresas, como a Vigilância Sanitária, Corpo de Bombeiros, INSS, Secretaria de Obras, SCPC, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, entre outros
Quem pode e benefícios

O Microempreendedor Individual é a pessoa que trabalha por conta própria e que se legaliza como pequeno empresário para aproveitar todas as vantagens de ter um CNPJ. Para conseguir se cadastrar como MEI é preciso seguir os seguintes requisitos: faturar até R$ 81 mil no ano; ter até um funcionário; não ter participação em outra empresa como sócio ou titular; e trabalhar em uma das 500 atividades permitidas na legislação.
Os benefícios de quem é um MEI é ter o CNPJ da empresa; abertura de conta como pessoa jurídica; linhas de créditos com taxas mais baixas; mobilidade de trabalho (até mesmo em sua residência); emitir nota fiscal; benefícios previdenciários.

Dhoje Interior

Por Vinícius Maia