Munícipes protestam e pedem a criação de 3º Conselho Tutelar em Rio Preto

Aproximadamente dez pessoas foram até a Câmara Municipal protestar durante a sessão de ontem. Esses manifestantes cobravam uma promessa de campanha do prefeito Edinho Araújo (MDB), a respeito da criação do 3º Conselho Tutelar da cidade.

Munidos de cartazes, eles pediam que Edinho cumprisse com sua promessa. Os atos aconteceram dois dias depois das eleições para o CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) que elegeu sete novos representantes para a classe. Três foram reeleitos.

Durante os atos alguns vereadores se manifestaram a favor da cobrança, como caso do vereador Marco Rillo (PT). “Senhor prefeito, o senhor deveria instalar o 3º Conselho e já encaminhar a instalação do quarto. A cidade já comporta esse número”, destacou Rillo.
Segundo a Resolução 139/2011 do Conanda (Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente), fica recomendado que “para cada 100 mil habitantes seja estabelecido um Conselho Tutelar”. Ou seja, Rio Preto, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia Estatística), tem pouco mais de 460 mil habitantes, o que permitiria a criação tanto do 3º quanto do 4º Conselho na cidade.

Jean Dornelas (PSL), endossou a fala de Rillo, destacando que “assim como outros vereadores, também já encaminhei esse requerimento ao Executivo, pedindo a criação de mais um Conselho Tutelar na cidade, mas até agora, nada”.

Por Ygor ANDRADE

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS