Mulheres na obra de Guimarães Rosa e dramaturgia contemporânea são foco de lives da Cia. Cênica

Medicina_ de_ quintal_Foto_Larissa_Macena

Dando sequência à programação online do Território Cênico, projeto de formação e difusão cultural da Cia. Cênica, acontecem nesta semana duas lives artísticas no canal da companhia rio-pretense no YouTube (www.youtube.com/user/ciacenica). As atividades terão enfoque nas artes cênicas e na literatura.

A primeira live será realizada nesta quarta-feira (16/9), 20h. Trata-se do compartilhamento da pesquisa “Roseanas”, com as atrizes Simone Moerdaui e Vanessa Palmieri, da Cia. Cênica. Na atividade, as atrizes expõem a síntese de sua pesquisa sobre as personagens mulheres em obras do escritor João Guimarães Rosa, especialmente aquelas que resistem aos valores e normas da sociedade patriarcal e machista presentes no universo sertanejo transcriado pelo autor, fazendo paralelos com o momento atual. Depois, haverá bate-papo com o público pelo zoom. O link será disponibilizado na descrição da live no YouTube. A orientação da pesquisa é de Clara Roncati.

Dhoje Interior

Na quinta-feira (17/9), 20h, acontece o bate-papo “De volta para o passado: essa incontrolável vontade de lembrar”, com Pedro Kosovski, dramaturgo, diretor teatral, um dos fundadores da Aquela Cia. de Teatro, do Rio de Janeiro (RJ). Em sua fala, ele pretende pensar de que modo a dramaturgia contemporânea se articula com os debates acerca das políticas da memória. “Nesse angustiante quadro contemporâneo de incertezas, como uma espécie de refúgio, nos voltamos para o passado. Como se aquilo que passou fosse um continente estável capaz de suportar nossas releituras, ressignificações, arqueologias e toda ordem de reinvestimentos imaginários que satisfaçam ainda que, temporariamente, essa visão do abismo instalado no presente”, observa o dramaturgo.

Medicina de Quintal

Nesta semana, também serão apresentados os últimos dois vídeos da pesquisa Medicina de Quintal, na quarta-feira (16) e no sábado (19). Nessa última data, serão disponibilizados o vídeo e a cartilha online para download com os resultados da pesquisa. A Medicina de Quintal, de Mariana Gagliardi, formada em agronomia e produtora agroecológica, em parceria com a produtora cultural e agroecológica Larissa Macena, buscou resgatar, registrar e trocar conhecimentos sobre o cultivo e o uso popular das plantas medicinais.

A pesquisa contou com a participação de colaboradores por meio de vídeos-depoimentos sobre seus saberes e práticas. O material com o resultado será disponibilizado no canal da Cia. Cênica no YouTube.

Entrando em sua reta final, o Território Cênico ainda traz, nesta semana, a série Cápsulas Poéticas, com seu último vídeo, a obra “Vagalumes”, de Marcia Morelli, nas redes sociais da Cia. Cênica, nesta terça-feira (15/9).

A programação do Território Cênico 2020 é viabilizada pelo Programa de Ação Cultural (ProAC), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. O projeto acontece até o dia 24 de setembro, desenvolvendo um total de 40 atividades artísticas, todas gratuitas e online.

Serviço:

PROJETO TERRITÓRIO CÊNICO 2020

Realização: Cia. Cênica, com apoio do Programa de Ação Cultural (ProAC), de 16 de julho a 24 de setembro de 2020. Gratuito.

Programação completa: http://ciacenica.com.br/sit/territorio-cenico/

 

Compartilhamento da Pesquisa “Roseanas”

Com as atrizes Simone Moerdaui e Vanessa Palmieri, da Cia. Cênica

Na atividade, as atrizes expõem a síntese de sua pesquisa sobre as personagens mulheres em obras do escritor João Guimarães Rosa, especialmente aquelas que resistem aos valores e normas da sociedade patriarcal e machista presentes no universo sertanejo transcriado pelo autor, fazendo paralelos com o momento atual. Depois, haverá bate-papo com o público pelo zoom. O link será disponibilizado na descrição da live no YouTube. A orientação da pesquisa é de Clara Roncati.

Quando: Quarta-feira (16/9), 20h

Onde: www.youtube.com/user/ciacenica

Não é necessário fazer inscrição. 90 minutos

Bate-papo “De volta para o passado: essa incontrolável vontade de lembrar”

Com Pedro Kosovski, dramaturgo, diretor teatral, um dos fundadores da Aquela Cia. de Teatro (RJ)

Nesse quadro contemporâneo de incertezas, como uma espécie de refúgio, nos voltamos para o passado como se ele fosse um continente estável capaz de suportar nossas releituras e toda ordem de reinvestimentos imaginários que satisfaçam, ainda que temporariamente, essa visão do abismo no presente. A fala pretende pensar de que modo a dramaturgia contemporânea se articula com os debates acerca das políticas da memória.

Quando: Quinta-feira (16/9), 20h

Onde: www.youtube.com/user/ciacenica

Não é necessário fazer inscrição. 120 minutos

Compartilhamento de Pesquisa “Medicina de Quintal”

Com Mariana Gagliardi, formada em agronomia e produtora agroecológica

Vídeo e cartilha online para download com os resultados da pesquisa “Medicina de Quintal”, de Mariana Gagliardi, em parceria com Larissa Macena, acerca do resgate, registro e troca de conhecimentos sobre o cultivo e o uso popular das plantas medicinais. A pesquisa contou com a participação de colaboradores por meio de vídeos-depoimentos sobre seus saberes e práticas.

Quando: a partir de sábado (19/9), 16h

Onde: www.youtube.com/user/ciacenica