Moradores do Vila Itália apresentam proposta de regularização da favela

Zeca Moreira, chefe de gabinete do prefeito Edinho Araújo, ao de Solange, Avanilson Araújo e seu Benvido

Na tarde desta terça-feira (3), representantes dos moradores da Vila Itália apresentaram um pedido de urbanização da favela ao chefe de gabinete do prefeito Edinho Araújo (MDB), Zeca Moreira.

Solange Aparecida Nunes do Santos, uma das líderes da ocupação, explicou o pedido feito. “Apresentamos uma proposta concreta de solução do conflito da Vila Itália, que consiste na regularização fundiária urbana de interesse social, que é uma ferramenta de legislação e permite a regularização de núcleos urbanos, como o nosso, inclusive em área de APP”, afirmou.

Solange ainda falou sobre as melhorias para área com o pedido realizado. “Solicitamos que o projeto abranja as duas áreas púbica e particular e que seja desenvolvido em conjunto com as famílias para se pensar os espaços coletivos como creches, áreas de lazer, e UBS´s, e que envolva os moradores na construção desses espaços”, disse ela, que complementou.

“Exigimos da prefeitura a abertura de um processo administrativo para transformar a ocupação em bairro garantido toda infraestrutura. O chefe de gabinete se comprometeu a enviar nosso requerimento para procuradoria e para Secretaria da Habitação para que seja agendada uma nova reunião para discutir o projeto da ocupação”, concluiu.

A reunião e o prazo para a resposta do pedido feito pelos representantes dos moradores ainda não tem data definida, de acordo com Solange. “Aguardaremos uma resposta breve e seguiremos exigindo e lutando que o despejo não é a melhor saída e que é possível, sim, a regularização da comunidade”, encerrou.

Por Marcelo Schaffauser

SEM COMENTÁRIOS