Mirassol é uma das melhores cidades pequenas para se envelhecer

Levantamento revelou que cidade está na 25ª posição entre as 40 que se destacam na qualidade de vida para os idosos

De acordo com o Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade, elaborado pelo Instituto de Longevidade Mongeral Aegon em parceria com a FGV, Mirassol é considerada propícia para se aproveitar a melhor idade, pois pensa em maneiras para o aumento de expectativa de vida e busca uma vida mais plena durante a velhice.

Das 348 cidades brasileiras que têm entre 50 mil e 100 mil habitantes, Mirassol está na 25ª posição entre 40 cidades que se destacam por oferecer boas condições de vida para as pessoas com mais de 60 anos.

Dhoje Interior

A Prefeitura de Mirassol proporciona diversas atividades voltadas para a 3ª idade, como aulas de alongamento e caminhadas oferecidas em diferentes dias e horários através de parceria público-privada. Oferece também o campo de malha e bocha recém-reformado para a prática esportiva de idosos.

“Disponibilizamos professores que orientam os exercícios físicos nas academias ao ar livre em diferentes bairros. Há espaço e material para os jogos de baralho e dominó, e também proporcionamos viagens em competições regionais de idosos”, ressalta o prefeito André Ricardo Vieira.

No início do mês Mirassol foi um dos 35 municípios de todo Brasil a assinar o termo de participação do ‘Programa Viver, Envelhecimento Ativo e Saudável’ que dispõe de inclusão digital, educação, saúde preventiva e mobilidade física para 3ª idade, e que em breve estará atuante na cidade.

O estudo elaborado classifica os municípios em sete variáveis: Indicadores Gerais; Cuidados de Saúde; Bem-Estar; Finanças; Habitação; Educação e Trabalho e Cultura e Engajamento, que receberam pesos com base nas principais necessidades da população na terceira idade. O clima também foi levado em conta.

A população idosa de Mirassol segundo o último senso demográfico realizado pelo IBGE representa 13,57% da população total da cidade, que em 2010 era de 53.792 habitantes.

Da REDAÇÃO