Ministro condecora diretor da Escola Municipal Darcy Ribeiro

PRemiado - Diego Mahfouz foi condecorado pelo Ministro

O educador Diego Mahfouz Faria Lima, diretor da escola municipal Darcy Ribeiro, no bairro Santo Antônio, foi condecorado na última quarta-feira (07) com a Ordem Nacional do Mérito Educativo, entregue pelo Ministro da Educação, José Mendonça Filho, em cerimônia realizada no Palácio do Planalto, com a presença do presidente Michel Temer e do prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo.

A Ordem Nacional do Mérito Educativo, criada em 1955, é uma honraria entregue a personalidades nacionais ou estrangeiras que tenham se distinguido por excepcionais serviços prestados à Educação. Diego foi indicado a ser parte da Ordem pelo trabalho de transformação realizado na escola municipal Darcy Ribeiro, que o qualificou para estar entre os dez finalistas de 2018 do Global Teacher Prize, prêmio internacional considerada o Nobel da educação, cujo vencedor será conhecido no dia 18 de março.

Para chegar à final, o educador foi escolhido entre mais de 30 mil educadores de 173 países. O vencedor do Global Teacher Prize, recebe o prêmio de US$ 1 milhão, o equivalente a mais de R$ 3,2 milhões. “Meu sonho é ter uma organização não-governamental que ofereça cursos técnicos no contraturno escolar. Se eu for o vencedor, o prêmio vai me ajudar a realizar esse sonho”, afirma Diego.

O educador chegou à escola, conhecida por ser um local de indisciplina, violência e tráfico de drogas, em 2014. Ao conquistar a confiança dos alunos, foi possível iniciar transformação da realidade da unidade, combatendo a evasão escolar, dando voz aos estudantes, resolvendo conflitos internos e trazendo a comunidade para dentro da escola. No ano seguinte, Diego já recebeu dois prêmios nacionais: o “Educador Nota 10”, promovido pela Fundação Victor Civita, e o título de “Educador do Ano”, concedido pela Academia Brasileira de Educação, a mais importante premiação nacional do setor.

 

Da REDAÇÃO

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS