Metodologia inédita alia tecnologia ao treino ideal nas academias

Exercício - A metodologia de treino verifica a frequência cardíaca do aluno e, em um monitor de TV, mostra a evolução do treino nas zonas de intensidade. Os batimentos cardíacos funcionam como um termômetro e sinalizam os limites da pessoa em cada exercício. A frequência cardíaca também é utilizada para a prescrição dos exercícios para cada um.

Aliando tecnologia ao esporte e desenvolvimento físico, a academia rio-pretense Bio Welness Studio desenvolveu após três anos de estudos uma metodologia que é inédita na cidade. O mecanismo “Metabolic Zone”, algo recente no país, relaciona o treino do aluno de acordo com frequência cardíaca da pessoa.

A metodologia de treino verifica a frequência cardíaca do aluno e, em um monitor de TV, mostra a evolução do treino nas zonas de intensidade. Os batimentos cardíacos funcionam como um termômetro e sinalizam os limites da pessoa em cada exercício. A frequência cardíaca também é utilizada para a prescrição dos exercícios para cada um.
O sistema funciona por meio de uma fita com eletrodos e o aparelho envia as informações do aluno, via bluetooth, para um software que transmite, em tempo real, o desempenho metabólico do aluno. Tais informações auxiliam na preparação da intensidade dos exercícios.

Dhoje Interior

De acordo com o proprietário da academia e personal trainer, José Antônio Pinheiro, a metodologia é eficaz e os resultados começam a aparecer de forma mais rápida do que nos treinos convencionais. “Nos treinos comuns os resultados levam cerca de 12 meses para aparecerem, sendo que com a nova metodologia, em apenas 12 semanas os resultados já aparecem”, comparou Pinheiro.

Num primeiro momento a metodologia “Metabolic Zone” será direcionada para o treinamento de grupos de 15 a 20 pessoas, sendo que qualquer pessoa pode participar. Os níveis de frequência cardíaca são divididos em cinco níveis que vão do fácil até o muito forte. “A pessoa não se sente excluída, numa mesma turma podem ter pessoas de 20 até mais de 60 anos e treinando num mesmo grupo de acordo com os seus limites e necessidades”, disse.

Seja para profissionais ou amadores, quem quiser conhecer a nova metodologia, no próximo dia 25 às 18h haverá a aula inaugural na Bio Welness Studio, que fica na Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira, 1991, Jardim Tarraf. Para informações bastar ligar no telefone: (17) 3301-4533.

 

Por Priscila Carvalho