Mesmo com alta de 42% de casos confirmados, Rio Preto se mantém na fase Laranja

O governo de São Paulo fez, nesta sexta-feira (17), a sétima avaliação das regiões do Estado e divulgou a classificação por fase em cada uma delas, tendo como base o quadro do avanço da Covid-19 e as taxas hospitalares no Estado. Já na sua primeira fala, o governador afirmou que apenas a região de Piracicaba foi rebaixada da fase Laranja para a fase Vermelha que é a mais restritiva.

O setor comercial de Rio Preto ganha mais folego por mais alguns dias com a manutenção da região na Fase Laranja. Com isso, Rio Preto mantém o regramento imposto pelo mini-lockdown para o comércio em geral com o funcionamento de quarta a sábado por 6 horas diárias e fechamento de domingo a terça-feira, quando apenas serviços essenciais podem funcionar, com exceção dos supermercados que estão proibidos abrir aos sábados e domingos.  Os estabelecimentos comerciais devem continuar mantendo somente 20% de sua capacidade.

Dhoje Interior

Segundo Marco Vinholi, secretário de Desenvolvimento Regional, a tendência de alta dos casos de Covid-19 segue em todo o interior do Estado, onde Presidente Prudente tem alta de 75% de óbitos, Marília com 37% de internações e Rio Preto com 42% no número de casos confirmados. “Ainda índices mantendo eles (municípios) na faixa que se encontram (todos na fase Laranja), mas a gente verifica a continuidade dessa aceleração mais contundente no interior do Estado”, salientou Vinholi.

Horários de funcionamento comércio em geral durante o mini-lockdown

Comércio de rua: das 10 às 16 horas – de quarta a sábado – (domingos, segundas e terças-feiras fechado);

Shoppings: das 13 às 19 horas – de quarta a sábado – (domingos, segundas e terças-feiras fechado);

Serviços: das 9 às 15 horas – de quarta a sábado – (domingos, segundas e terças-feiras fechado).

Supermercados – Com o decreto publicado esta semana pela Prefeitura os supermercados e hipermercados ficam proibidos de funcionar aos sábados e domingos (dias 18, 19, 25 e 26 de julho).

Lei Seca – No mesmo decreto ficou proibida a venda de bebidas alcoólicas nas 24 horas deste e do próximo sábado (18 e 25 de julho) e nos dois domingos (19 e 26 de julho). De segunda a sexta-feira, até o próximo dia 30 de julho, a venda será liberada apenas das 6h às 20 horas.

Neste novo faseamento apresentado pelo governo do Estado, houve uma estabilidade em todas as regiões que se mantiveram onde estavam na última avaliação, com exceção de Piracicaba que foi rebaixada para a fase Vermelha (a mais restritiva) por conta da atual fase de ocupação de leitos hospitalares.

O faseamento de cada região dependerá da capacidade do sistema de saúde. São considerados os fatores de taxa de ocupação de UTIs (Unidade de Terapia Intensiva) por pacientes com Covid-19, leitos UTI Covid-19 para cada 100 mil habitantes na região e evolução da epidemia: número de casos, número de internações e número de óbitos. Essa troca de fase poderá ser alterada para mais flexível ou menos flexível, conforme o cumprimento de cada protocolo que inicialmente será feito a cada sete dias e posteriormente a cada 14 dias.

O próximo balanço que pode mudar a fase de Rio Preto acontece na próxima sexta-feira, 24 de julho, nesta avaliação à possibilidade de melhorar sua classificação ou se for necessário ser rebaixado caso seja necessário.

Fase Vermelha: Mantiveram-se nessa fase mais restrita as regiões de Araçatuba, Ribeirão Preto, Franca, Campinas e agora Piracicaba.

Mantiveram-se fase Laranja: Rio Preto, Barretos, Bauru, Sorocaba, Presidente Prudente, Marília, São João da Boa Vista e Taubaté.

Amarelo – Mantem-se na fase Amarela a região de Registro, a Baixada Santistas, a cidade de São Paulo e região metropolitana.

Olímpia – Com a manutenção da regional de Barretos na fase Laranja, o município de Olímpia continua dentro do regramento que já vinha sendo cumprido, com o funcionamento do comércio em geral, shoppings e serviços por no máximo quatro horas consecutivas e com 20% de capacidade máxima.

Por Sérgio SAMPAIO – Da Redação Jornal Dhoje Interior