Memorial K9 homenageia cães falecidos da PM

Foto Divulgação

O nome “Memorial K9” vem de origem inglesa e da pronúncia “kei nine”, uma abreviatura da palavra canine, que traduzida para o português é um termo que se refere ao mundo canino

O melhor amigo do homem também é o fiel parceiro de muitos policiais. O cão policial faz parte de muitas missões da corporação e tem papel fundamental no desempenho e solução de diferentes casos. Após anos de serviços prestados para toda sociedade, os cães da Polícia Militar da Companhia de Ações Especiais (CAEP) de Rio Preto serão os primeiros do Brasil a serem eternizados com a construção do primeiro “Memorial K9”, que será inaugurado neste sábado (10), às 9 horas, no Pet Paz Crematório.

A iniciativa surgiu da intenção em homenagear os cães policiais que já se foram e que atuaram como patrulheiros na detecção de bombas, drogas, encontro de pessoas em matas, escombros, entre outros, durante missões especiais. No memorial foi colocada uma estátua de bronze, que tem o tamanho real de um cão de raça Pastor Belga Malinois, tradicional raça dos cachorros policiais.

O nome “Memorial K9” vem de origem inglesa e da pronúncia “kei nine”, uma abreviatura da palavra canine, que traduzida para o português é um termo que se refere ao mundo canino.

Cão Sadan
Um dos homenageados será o cão Sadan, falecido em 2012. Esse cão ficou em serviço por oito anos e após sua aposentadoria teve como tutor, o seu treinador Cabo PM Lopes. O policial relata que Sadan era um cão especial e tinha como marca a obediência no comando e no momento de agir. “Me recordo de um baile de carnaval e estávamos passando a ronda quando vimos uma multidão e uma briga generalizada. Rapidamente Sadan recebeu o comando, e a multidão dispersou e colocou fim no contratempo”, disse.

Os momentos ao lado de Sadan ficarão marcados nas lembranças Cabo PM Lopes. “Sadan foi um cão policial com índole, temperamento e equilíbrio diferenciado. Essa homenagem é uma honra”, finaliza.

 

Por Vinicius MAIA

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS