Meio Ambiente promove curso de capacitação

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo realizou um curso de capacitação para estagiários de biologia e medicina veterinária e para servidores da pasta que atuam no Zoológico e no Viveiro Municipal. Com duração de 12 horas, o objetivo foi promover a formação iniciada, uma vez que a maioria dos participantes era de graduandos, visando o desenvolvimento das atividades que ocorrerão em ambos os locais ao longo do ano.

O curso ocorreu em dois encontros, neste mês de junho, que contaram com a participação de 12 estagiários e três servidores públicos. No primeiro dia, as aulas foram ministradas pelo professor da rede municipal Hederson Vinícius de Souza, que trabalhou alguns métodos de atendimento ao público e abordagens eficientes para os visitantes. O curso ocorreu com etapas teórica e prática.

Dhoje Interior

Já no segundo dia, as aulas foram ministradas pela secretária do Meio Ambiente e Mestre em Educação, Kátia Regina Penteado Casemiro, que abordou as temáticas da Educação Ambiental Formal e Não Formal, Educação Ambiental Emancipatória e Política Nacional de Educação Ambiental.

“O curso de capacitação propôs reflexões para que os participantes compreendessem as relações de ensino-aprendizagem, considerando o aluno e os visitantes como construtores do seu próprio aprendizado. Além disso, permitiu a compreensão de como ocorre esse processo, de forma a auxiliar o professor na conclusão efetiva de sua proposta didática, garantindo uma educação de qualidade”, explicou a secretária.

Tanto o Zoológico quanto o Viveiro Municipal funcionam como extensões das salas de aula e propiciam ao professor outro ambiente para o desenvolvimento de suas atividades de forma mais divertida, atraente e contextualizada, potencializando a aprendizagem dos alunos. As capacitações são fundamentais para garantir o melhor relacionamento entre os estagiários, que atuam como tutores, e os estudantes e demais visitantes.

No que se refere à Educação Ambiental, o objetivo foi oferecer elementos de reflexão envolvendo conhecimentos, valores e possibilidades de participação política na sociedade, com vistas à busca do bem comum, perfil fundamental do profissional ligado diretamente às questões de sustentabilidade.

 

Da REDAÇÃO