Meditação como dispositivo para reduzir ansiedade, estresse e falta de concentração

Foto-Claudio Lahos

Ansiedade, estresse e falta de concentração são apenas alguns dos problemas enfrentados por nossa sociedade. As pessoas buscam constantemente formas de amenizar os efeitos desses sentimentos negativos. O que muito não sabem é que a meditação pode ser um dos caminhos para encontrar o equilíbrio do corpo e da mente.

“Uma pessoa que tem uma mente ansiosa é uma pessoa infeliz. Uma busca natural do ser humano é pelo prazer, pela felicidade, pelo bem-estar. A meditação tem sido a ferramenta que pode ajudar”, destaca Salvador Hernandes, instrutor de Yoga e Meditação.

De acordo com Hernandes, a técnica de meditação é uma prática conhecida milenarmente. No Oriente, ela já é praticada há muito tempo. Agora, no ocidente ela está sendo redescoberta. “É uma técnica que já se provou, hoje tem muito trabalhos científicos que mostram que é uma ferramenta capaz de trazer muitos benefícios para a qualidade de vida, pro equilíbrio mental e para o equilíbrio físico”, destaca Hernandes.

Benefícios

A meditação pode ser uma forma de superar muitos problemas relacionados à saúde. “A meditação ajuda em quadros de hipertensão, doenças coronarianas, gastrite, enxaqueca, transtornos hormonais, na parte da diabete, da tireoide, fibromialgia, intestino irritado. Tudo isso, tem um reflexo positivo, porque quando você equilibra a mente, você tem um reflexo no corpo. Corpo e mente são coisas distintas, mas estão muito correlacionadas”, ressalta.

Outro benefício da meditação seria a chance de aprender a administrar a ansiedade e o estresse e, consequentemente, desenvolver meios de viver o presente, que estão tão em falta nos últimos tempos. “O que a gente tem visto também é a dificuldade que nós temos de viver o presente. Nós paramos um pouco e já começamos a pensar nos próximos compromissos. Podemos definir a meditação como uma ferramenta capaz de focar a nossa mente no momento presente”, destaca.

Empresas

Segundo Salvador, o ramo da meditação que mais cresce é a chamada meditação corporativa, aquela em que as empresas estão interessadas em trazer a meditação para dentro da estrutura corporativa para os seus colaboradores e funcionários. “Isso acontece, pois eles observaram um grande ganho. Se o indivíduo treina uma técnica de meditação dentro a própria empresa, aqui se reverte em um ganho de concentração, de foco de produtividade, até em relação aos conflitos interpessoais das equipes. Isso ajuda a reduzir a perda de produtividade e potencializa a criatividade e o poder de decisão”, comenta.

Serviço

Para quem tem interesse em conhecer um pouco mais sobre a meditação e os seus benefícios, é possível participar de duas palestras gratuitas, organizadas pelo instrutor de Yoga e Meditação Salvador Hernandes. Os eventos estão marcados para ocorrer nos dias 21 e 23 de janeiro, às 20h. Para participar é precisa fazer a inscrição pelo telefone (17) 3223 3757 e, no dia, pede-se que os participantes leve um quilo de alimento não perecível.

Por Leandro BRITO

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS