Média de árvore por habitante em Rio Preto é de 1,1

Verde que te quero verde - Cidade vem ganhando novos plantios desde o início do ano; objetivo é mudar o visual em três anos

No Dia da Árvore, comemorado hoje, a Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Urbanismo, inicia uma série de atividades que visam plantar mudas de árvores em vários pontos da cidade. A ideia também faz parte do plano traçado de em três anos ter um número muito próximo do ideal, exigido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), de três árvores por habitante.

Atualmente, segundo dados da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo, estima-se que existam 483 mil árvores na cidade, o que corresponde a 1,1 árvores por habitante, considerando a população de 446 mil habitantes.

Ao todo, desde o mês de janeiro até agora, 8.880 mudas foram doadas para a população rio-pretense, e segundo a Secretaria, os plantios têm ocorrido com frequência para mudar a atual realidade e atingir o número ideal de árvores.

“Tem uma grande perspectiva de aumentar o número de árvores na cidade porque além dos plantios organizados pela Secretaria do Meio Ambiente, o viveiro está trabalhando em uma produção grande de mudas diversificadas. Plantamos 150 árvores também na Semana do Meio Ambiente, mais outras 150 para compensar a geração de gás carbônico que as pessoas geraram durante a Semana do Meio Ambiente, indo para as atividades, ou voltando para suas casas. Foi realizada uma conta e essa conta apontou que para “pagar” o meio ambiente, nesta semana, a gente precisaria plantar 150 árvores”, disse em nota a Secretaria.

Além dessas ações, a Secretaria vem atuando com parcerias com grupos da sociedade civil como AAMA (Associação dos Amigos dos Mananciais), “Muda que a Cidade Muda” e outros.

“Ocorreram muitos plantios de janeiro até agora e, com isso, em três anos a cidade vai poder enxergar já uma diferença, porque uma árvore demora cerca de três anos para se tornar uma árvore adulta”, diz a Secretaria, que também cobra mais ações por parte da população.

“A árvore precisa ser cuidada. Então, a prefeitura oferece as mudas de graça, mas é importante que cada pessoa quando levar uma muda pra casa, ou para plantar em frente de casa, que ela realmente cuide desta muda. A muda tem que ter um espaço para crescer as raízes, tem que ter água, tem que ser cuidada”, encerra a nota.

 

Por Marcelo SCHAFFAUSER

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS