Mecânica dá dicas para cuidar do carro durante a pandemia

Mecânica Roseli Oliveira

Na semana em que é celebrado o Dia do Automóvel (13 de maio), a Porto Seguro Auto começou a promover lives no Youtube, Facebook e Instagram com orientações de como cuidar bem do carro durante a pandemia. O objetivo é orientar os motoristas para evitar qualquer problema decorrente da falta de uso durante a pandemia.

Apresentadora de uma das lives, a mecânica Roseli Oliveira afirma que os carros devem ser higienizados toda semana. “Para isso, basta utilizar um pano úmido com água e sabão em todas as superfícies em que o motorista coloca as mãos, como painel, volante, alavanca de câmbio, porta-luvas. Para os bancos, a dica é preparar uma mistura que não faça espuma. Quem tiver aspirador também pode fazer uma limpeza geral toda semana para tirar resíduos de pó e restos de alimento. O lixo também deve ser retirado diariamente e os tapetes batidos todos os dias e lavados com água e sabão”, comentou.

Dhoje Interior

De acordo com a mecânica, é recomendável que o motorista ligue o carro um pouco durante a semana para que o motor esquente e a lubrificação ocorra nos sistemas internos.

Roseli também alertou para os cuidados com a bateia. “Para que ela não fique fraca, é melhor desconectá-la e desligá-la para que não haja consumo de energia elétrica enquanto o carro está parado na garagem. Contudo, se o veículo não fica em um local seguro, é melhor manter o sistema elétrico funcionando, com rastreador e alarme ligados”, explicou.

Entre outras dicas que a mecânica deu estão: limpar as borrachas dos limpadores do para-brisa, não ligar o ar-condicionado na partida do carro, verificar sempre a situação dos pneus e dar uma atenção especial ao óleo lubrificante e ao combustível. “Após seguir essas dicas, quando chegar a hora de rodar novamente com o carro, basta lavar o veículo mais uma vez, calibrar os pneus, abastecê-lo com combustível novo e verificar o nível de óleo e outros fluidos”, afirmou Roseli.

Por Vinicius LIMA