MEC faz parceria para oferecer cursos técnicos online

Entre os cursos técnicos oferecidos estão linguagens de programação, banco de dados e websites

Serão oferecidos 25 cursos gratuitos em linguagens de programação, design de interfaces, banco de dados, websites e desenho de jogos.

O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto TIM firmaram parceria para oferecer 25 cursos técnicos gratuitos online, para ampliar o acesso a cursos técnicos de nível médio públicos e gratuitos.

Serão oferecidos cursos nas áreas de linguagens de programação, banco de dados, websites, desenho de jogos e design de interfaces. As aulas serão ministradas por meio da Rede e-Tec Brasil, iniciativa integrante das ações do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Até o momento, 22 institutos federais, um Centro Federal de Educação Tecnológica e o Instituto Dom Moacyr já instalaram ou estão em processo de instalação das plataformas pelas quais os alunos fazem os cursos.

De acordo com a secretária de Educação Profissional e Tecnológica, Eline Nascimento, esta modalidade permite que pessoas que não possam fazer um curso presencial tenham acesso a cursos online, podendo estudar em qualquer lugar, a qualquer horário.

“As instituições podem disponibilizar na plataforma cursos específicos voltados para o plano pedagógico utilizado por elas, reforçando os conteúdos ministrados e ajudando na aprendizagem dos alunos”, afirma a secretária.

O código da plataforma é aberto, permitindo que as instituições adaptem as modalidades a seus interesses e objetivos.

Instituto TIM

Fundado em 2013, o Instituto TIM tem como missão criar e potencializar recursos e estratégias para a democratização da ciência, tecnologia e inovação, promovendo o desenvolvimento humano e utilizando a tecnologia móvel como um dos principais habilitadores. Os cursos oferecidos pela plataforma TIM Tec podem ser vistos aqui.

 

Da Redação

Fonte: Portal Brasil

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS