Mão-de-obra qualificada livra rio-pretenses do desemprego

Ao contrário da tendência nacional, cidade tem vagas

A taxa de desemprego cresceu em 14 estados no primeiro trimestre deste ano no país, em comparação ao último trimestre do ano passado, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta quinta-feira (16).

Rio Preto segue na contramão do desemprego e registrou 284 vagas formais no mês de março, mão-de-obra qualificada é uma aliada para permanecer no mercado. Fernando Ribeiro, de 22 anos, foi contratado há poucos dias e afirma que a qualificação profissional foi fundamental para garantir uma vaga no mercado.

Dhoje Interior

“Os funcionários que fazem um bom trabalho e boa qualificação não estão disponíveis, eles já estão contratados por alguma empresa. O funcionário que procura se aperfeiçoar, então a procura é alta. Eu tenho diversos cursos em áreas diferentes, acho que é importante estudar e de se desenvolver em áreas específicas”, disse o jovem.

“Rio Preto está num cenário oposto ao país, principalmente, no setor de prestação de serviços e indústrias. A maior dificuldade de recolocação no mercado é a ausência de capacitação. Nós temos uma comissão municipal de emprego que realiza encontros mensais, nessas reuniões são apresentadas as áreas que precisam de pessoas especializadas e assim oferecemos cursos de capacitação”, explica Marcelo Arantes, assessor da Secretaria do Trabalho e do Emprego.

Arantes ponderou ainda que “oferecemos um curso de empilhadeira, que aconteceu no final do ano passado, das 20 pessoas que participaram 19 estão no mercado de trabalho”.

A Secretaria Municipal do Trabalho e do Emprego, em parceria com o Senac abriu inscrições para o curso ‘Empreendedor em Pequenos Negócios’. São 30 vagas destinadas a pessoas com, no mínimo, 17 anos de idade, ensino fundamental incompleto e residam em Rio Preto.

O curso está previsto para começar no dia 4 de junho e terá aulas de terça a sexta-feira, das 13h30 às 17h30, no Partec, localizado no Distrito do Parque Tecnológico. A expectativa é que as aulas sejam ministradas até meados de agosto. Interessados devem fazer cadastro no site www.riopreto.sp.gov.br/balcaoempregos, no link ‘inscrições em cursos’.

A secretaria continua recebendo inscrições para outros cinco cursos, que totalizam 145 vagas.

Por Mariane DIAS