Mais de 950 mil tentativas de fraudes são registradas em seis meses

Pesquisa do Serasa Experian mostra que número de tentativas de fraudes cresceu em 7,5% no primeiro semestre deste ano; para diretor interino do Procon de Rio Preto, Jair Moretti, crise econômica nacional leva as pessoas a praticarem esse tipo de crime; Jair alerta os consumidores para ficarem atentos .

Segundo dados divulgados pelo Serasa Experian de Tentativas de Fraude, durante primeiro semestre de 2017, foram registradas 950.632 tentativas de fraude contra o consumidor brasileiro em todo o território nacional.

Os números representam uma tentativa a cada 16,5 segundos, e, em relação ao mesmo período de 2016, quando foram constatadas 884.105 tentativas, o crescimento foi de 7,5%.

Para Jair Moretti, diretor interino do Procon de Rio Preto, a atual crise financeira nacional é uma das vilãs desse aumento de tentativa de fraudes. “A crise nacional leva a esse tipo de coisa. Quando a coisa começa a pegar, os fraudadores aproveitam que as pessoas estão em fragilidade”, disse Moretti, que falou sobre alguns golpes que tem acontecido em Rio Preto, por exemplo.

“O que tem acontecido muito são golpes com anúncios de vendas de carros, onde o fraudador telefona dizendo que está vendendo carro por um preço abaixo do mercado, pede uma entrada e depois desaparece. Assim como ligações de supostos familiares pedindo ajuda porque estão com problemas mecânicos, falsos sequestros, pedidos de resgaste e até pedidos de dinheiro em nome de prefeitos”, afirmou o diretor, ressaltando que em Rio Preto, o velho golpe do bilhete premiado ainda é muito utilizado, principalmente com pessoas de idade.

”Minha dica sempre é que não existe almoço de graça. Quando alguém te oferece uma coisa muito vantajosa é bom desconfiar”, finalizou Jair Moretti.

 

Por Marcelo SCHAFFAUSER

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS